"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 31 de janeiro de 2009

Tirar a Colômbia da Guerra

Esta é a palavra de ordem que, com a boca escancarada, o senador Petro lança pela falsa mídia uribista. Nos artigos que ANNCOL assina temos dito que respeitamos com seriedade, desde que foi tornado público, o programa Ideário da Unidade acolhido democraticamente...

ANNCOL

Essa é a palavra de ordem que, com a boca escancarada o senador Petro lança pela falsa mídia uribista que o envolve. Enquanto que por debaixo dos panos, combinando métodos sujos como calúnias, insultos e mexericos, ordena a seus seguidores que saturem os correios eletrônicos de ANNCOL com infâmias e falsidades, com o claro objetivo de levar a página ao colapso e nos calar, muito de acordo com as vãs tentativas que o regime fascista da ‘segurança democrática’ vem, há 6 anos, executando sistematicamente.

Por exemplo, no correio anexado no fim deste artigo, insistem na calúnia mil vezes aspergida por Uribe, Santos e José Obdulio que, também mil vezes, temos esclarecido até dar vontade de vomitar: ANNCOL é uma agência de noticias alternativa e independente; não pertence a nenhum partido ou organização da Colômbia ou do mundo e não é responsável pelas opiniões sobre os diversos temas da realidade atual que os colunistas escrevem nas suas páginas. Nos artigos assinados por ANNCOL temos dito que respeitamos, com seriedade e desde que foi tornado público, o programa ou Ideário de Unidade acolhido democraticamente pelas bases do Pólo Democrático Alternativo na sua constituição. Alem disso, temos saudado como um passo positivo a formulação feita no Ideário de Unidade sobre a Solução Política do conflito social e armado na Colômbia.

Entretanto, também temos notado que, enquanto a maioria dos militantes do PDA acolhe e defende à altura e com sinceridade o mencionado programa, um grupo de politiqueiros anticomunistas profissionais faz chacota cada vez que choca com suas mesquinhas aspirações eleitoreiras. São o caso do Senador Petro, Guevara e da maioria de assinantes do correio que se anexa mas, especialmente de um, atualmente, aliado ocasional o Sr. Marcelo Torres, de quem nunca se soube para quem trabalhava (para Camacho Leiva?) durante seus encarniçados ataques aos comunistas, quando nos anos 70 e 80, comandava uma fração radical de maoístas sem fuzil da Universidade Nacional descia o porrete aos gritos de que “a revolução não era como bordar um pano de mesa”. Alguns o esqueceram, outros Não.

Hoje, o citado Senhor Torres, candidato a vereador na sua cidadezinha natal, tem escrito vários artigos que podem ser lidos na página web do Pólo. Nestes artigos onde, com sua velha incapacidade de pensar por si mesmo e citando frases esparsas, sem nenhum contexto atual e deturpando o antigo pensamento do desaparecido dirigente Francisco Mosquera, suspeitosamente insiste na tarefa de desviar a atenção, concebida por José Obdulio, de infiltrar e induzir no âmago das bases do PDA, a discussão que já foi resolvida pelo Ideário de Unidade, sobre a “combinação das formas de luta”. Estranha coincidência, não é verdade? Não defendemos nenhuma violação dos direitos humanos, pelo contrário, as condenamos. Se a guerrilha colombiana utiliza-se a moto serra, os desaparecimentos forçados, a mentira, a calúnia, o narcotráfico como modus vivendi, etc, ANNCOL seria a agência de noticias a anunciar seus abusos. Sabemos diferenciar, segundo a legislação internacional, entre estes e o Direito Internacional Humanitário e, além do mais, temos sempre presente que a insurgência colombiana não reconhece as leis do Estado colombiano e por isso é acusada de ilegal: está rebeldia obrigatória contra um Estado que se diz legitimo e legal, mas que é o maior violador tanto dos direitos humanos como do DIH e que se chama TERRORISMO DE ESTADO. Além de nós, também o dizem outras reconhecidas organizações mundiais defensoras dos direitos humanos como a A.I. ou H.R.W, o sacerdote Javier Giraldo e muitos outros.

Por que estes Srs. querem, a qualquer custo, que o próximo congresso do PDA se concentre numa discussão interminável e já superada, e não aborde os verdadeiros problemas que a critica atualidade colombiana exige de um partido político que se diz democrático, alternativo e comprometido com uma Solução Política e Pacifica do conflito colombiano? O que esperam fisgar nesse agitado rio? Que seja aprovada a fórmula presidencial Garzón-Petro para as próximas eleições presidenciais, fomentadas pela falsa mídia do regime com a história de acabar com a guerra na Colômbia sendo que todo mundo sabe que será justamente o contrário?

Para finalizar, dizemos aos Srs. que assinam o correio anexado que vivemos sob leis – que aceitamos e respeitamos – de países civilizados como a Suécia, onde a liberdade de expressão é um direito fundamental. E por isso, nenhum fascista ou anticomunista profissional ao serviço de obscuros interesses, vai calar-nós facilmente. Continuaremos opinando responsável e livremente sobre a realidade, especialmente a colombiana, sem nos importar que isso seja motivo de debate no interior de qualquer partido político ou organização no mundo.

Não estamos mais submetidos a que algum falso revolucionário vá receber dólares do Sr. Pablo, para queimar com a ajuda do “Mestre da Democracia”, arquivos de processos judiciais sobre narcotráfico e sobre Terrorismo de Estado, em palácios de justiça deixados, de forma suspeita, sem vigilância policial nas vésperas do ataque revolucionário.

Aqui não temos arquivos judiciais. Quando muito poderão infectar com vírus nossos computadores e saturar nossa página com insultos como os que anexamos no link abaixo, entretanto podem contar que os saberemos limpar. Se quiserem um debate digno e responsável, não há problema. O levaremos adiante. Mas se escolherem a combinação de métodos sujos como a calúnia, a mentira, deboche, censura, também podemos utilizar nosso idioma que é muito rico e que, afortunadamente, não pertence a ninguém.

***

Carta à direção do Pólo sobre a posição de ANNCOL diante da consulta suprapartidária/Sexta-feira, 23 de janeiro de 2009.

Bogotá D.C., janeiro 22 de 2009

Doutores
CARLOS GAVIRIA DIAZ
Presidente Pólo Democrático Alternativo
CARLOS BULA CAMACHO
Secretário Geral Pólo Democrático Alternativo

Cidade

Apreciados Doutores:

ANNCOL, conhecido meio de expressão das FARC e seus porta-vozes internacionais, em artigo publicado em seu endereço eletrônico no dia 16 de janeiro último, com o título “Consulta interna no PÓLO”, destaca e aplaude a posição que vocês assumiram diante da discussão que vem acontecendo no interior do PÓLO sobre a escolha de candidato à presidência da República para o pleito de 2010.

O artigo, que no seu conteúdo também insulta e satiriza os dirigentes Gustavo Petro e Luis Garzón, é uma inaceitável ingerência desse grupo, cujas práticas violentas são contrárias aos estatutos do Pólo Democrático, no debate político que nosso partido deve realizar com vistas a seu próximo congresso em fevereiro.

O efeito de ingerências desse tipo vem ocasionando uma perigosa radicalização na controvérsia interna, que se materializa nos constantes insultos, via internet e outras mídias. Inclusive, estamos recebendo diretamente no seio do Comitê Executivo Nacional aos dirigentes que também defendem a consulta interna para a escolha de candidato do Pólo, sucedida de uma consulta suprapartidária para a escolha do candidato que enfrentará o Presidente Uribe em 2010.

Assim, solicitamos como Presidente e Secretário do PDA, um pronunciamento imediato sobre a desafortunada e abusiva coincidência que este grupo de violadores dos direitos humanos expressa na sua postura diante do processo de escolha de candidato presidencial.

Cordialmente,

JORGE GUEVARA GUSTAVO PETRO
Senadores da República

CELIO NIEVESANTONIO SANGUINOVereadores de Bogotá

GLORIA FLOREZMARCELO TORRESANTONIO LÓPEZComitê Executivo Nacional

YESID GARCIAROBERTO HERMIDAComitê Executivo Distrital, Bogotá

FABIO VILLA, MIGUEL ANGEL PEREZ, JULIAN LEMOS, NICOLAS NORIEGA, GERMAN TORO, ANGELICA MARÍN, JORGE CASTELLANOS, CARLOS REMOLINA.

Enlace original