"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Comunicado à Comissão de Paz do Congresso


Havana, 28 de novembro de 2012

À
Comissão de Paz do Congresso da República.
Bogotá.

“A soberania do pové a única autoridade legítima das nações
Simón Bolívar     

Compatriotas:

Recebemos com imensa satisfação a vontade de levantarem as vozes do povo colombiano até o cenário de Havana, onde se desenvolvem as conversações pela paz da Colômbia, que sem as basses que vocês constroem, não teriam a trascendência que merecem.

A participação popular, sempre o manifestamos com veemência, é a protagonista principal de um processo como esse que decidimos empreender. Por isso, nossa valoração das Mesas Regionais de Paz, como uma das tantas iniciativas do povo da Colômbia para participar e decidir sobre a paz com justiça social para a nossa nação comunera, não pode ter senão as portas abertas do coração dos que verdadeiramente anseiam a reconciliação e o encerramento da guerra.

Independentemente de qualquer restrição, as FARC – Exército do Povo, concordam com o trabalho que vocês têm desenvolvido para fazer chegar as vozes da vontade popular às nossas mãos. Com certeza a construção de vocês será insumo fundamental para elaborar as conclusões que indiquem o caminho rumo à reconciliação que anseia o povo colombiano.

De nossa parte fica aberto o convite para que pessolamente apresentem ante nós o universo de aspirações que com tanta dedicação têm recolhido com propósitos altruistas.

Tem sido muito importante a pluralidade dos participantes em cada uma das Mesas Regionais de Paz realizadas sob sua condução e, os chamamos a participar, com o mesmo entusiasmo, no Fórum sobre Política de Desenvolvimento Agrário Integral (Enfoque Territorial), que acontecerá em Bogotá, com o apoio das Nações Unidas (Colômbia) e o Centro de Pensamento da Universidade Nacional. Não se trata de um Fórum deliberativo, mas um catalizador de novas iniciativas, de novos empreendimentos, que devem aportar à configuração de insumos para a edificação da paz.

Nossa interlocução estará sempre aberta a toda inquietude que nos apresentem.

Atenciosamente,
Delegação de paz das FARC-EP