"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 3 de maio de 2013

FARC reclamam presença de Simón Trinidad em diálogos de paz



As FARC exigem que Trinidad seja indultado e assista aos diálogos de paz com Santos.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia instaram nesta quinta-feira junto ao governo dos EEUU que indulte ao guerrilheiro Simón Trinidad para que participe no diálogo de paz com o governo. Trinidad cumpre 60 anos de condenação numa prisão estadunidense, após ser extraditado em 2004.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia instaram nesta quinta-feira desde Cuba ao governo dos Estados Unidos [EEUU] que indulte ao guerrilheiro Simon Trinidad, para que possa participar no diálogo de paz com o governo de Juan Manuel Santos.
O comunicado, que o chefe da equipe negociadora das FARC, Iván Márquez, deu a conhecer, reitera a petição para que Trinidad seja libertado “como um gesto que contribua para a paz na Colômbia”.
Ademais, a insurgência pediu às organizações sociais e de direitos humanos no mundo formar comitês que ajudem na batalha política por sua liberdade e sua necessária participação na mesa de diálogos.
Márquez leu um cabograma diplomático estadunidense publicado por Wikileaks e que “não foi até o momento desmentido”, segundo o qual Trinidad “não tinha acusações criminais nos Estados Unidos que justificassem sua extradição”.
“Foi o próprio ex-presidente Álvaro Uribe quem tramou e convenceu as autoridades estadunidenses para que reclamassem a extradição de Simón Trinidad e ordenou à justiça colombiana e à inteligência militar que fabricassem as provas contra ele”, acrescentou Márquez.
A guerrilha colombiana continua afirmando que “quando já não houve maneira de provar que era um narcotraficante, determinaram, então, imputar-lhe o delito de terrorismo, que não era a causa de sua extradição”.
“Todas as mentiras dessa farsa foram derrotadas por Simón nos três julgamentos que teve que enfrentar nos tribunais estadunidenses”, comentou Márquez, quem reiterou que são humilhantes as condições de reclusão do guerrilheiro no chamado buraco da prisão de Florence, Colorado [oeste].
As FARC sustentam que Trinidad jamais participou na operação militar relacionada com os três cidadãos estadunidenses nem pertencia ao Secretariado nem ao Estado-Maior Central dos rebeldes.
Precisam que os que queriam julgar a Trinidad inventaram seu pertencimento a essa cúpula para poder torná-lo responsável pela operação pela qual finalmente foi condenado.
Em resposta aos insistentes pedidos das FARC para que Trinidad seja indultado e possa viajar à ilha, Washington disse que [ele] seguirá em prisão na América do Norte, onde cumpre uma condenação de 60 anos, após ser extraditado em 2004.
A agenda das negociações entre Governo e FARC, que se encontra no ponto referido ao tema agrário, inclui outros, como a participação política, o fim do conflito armado, a solução ao problemas das drogas ilícitas e os direitos das vítimas.
O diálogo se iniciou em Havana a 19 de novembro. A cúpula das FARC designou Trinidad como um dos negociadores no processo de paz e, desde o início das conversações em novembro passado, têm insistido em sua presença em Havana, sede permanente do diálogo com o Governo de Juan Manuel Santos.

Fonte: anncol.eu