"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Bolívia rompe relações com Israel pelo genocídio contra Gaza

La Paz, 14 de janeiro (ABI) – O Governo da Bolívia dissolveu nesta quarta-feira as relações diplomáticas com o Estado de Israel, que continua com os ataques bélicos contra a população civil da Faixa de Gaza, que cobrou a vida de mais de 1.000 pessoas.

“Bolívia tinha relações diplomáticas com Israel, mas, frente a estes acontecimentos de grave atentado contra a vida, a humanidade, Bolívia rompe relações diplomáticas com Israel”, afirmou o presidente Evo Morales Ayma.

Esta decisão do Governo boliviano, foi divulgada durante a saudação protocolar que recebeu do corpo diplomático situado no país, realizado em instalações do Palacio Quemado.

Além disso, o Governo da Bolívia anunciou que o país apresentará esta denúncia perante a Corte Penal Internacional sobre o genocídio que Israel está cometendo contra a população civil da Faixa de Gaza.

“Fazemos o chamado, juntamente com muitos estados e organismos internacionais, especialmente organismos que defendem a vida, para que a partir deste momento trabalhemos para defender a humanidade”, ressaltou.

O Governo lembrou que qualquer Estado pode apresentar denúncias contra os atores dos crimes de lesa humanidade, genocídio, extermínio e outros.

“Os crimes do Governo de Israel afetam a estabilidade e a paz mundial e fizeram o mundo retroceder à pior etapa dos crimes de lesa humanidade que não tinham sido vistos senão na segunda guerra mundial e nos últimos anos na ex-Iugoslávia e Ruanda”, assinalou o mandatário.

O Chefe de Estado esclareceu que Bolívia é pacifista e não pode estar inerte perante o evidente genocídio que Israel comete contra a população civil em Gaza.

Desde o início da ofensiva militar israelense morreram 1.000 palestinos e pelo menos 4.300 ficaram feridos na Faixa de Gaza, segundo informações dos palestinos. Só na terça-feira o ataque israelense provocou a morte de 47 palestinos.

Foi anunciado um reforço na ofensiva contra a organização islâmica Hamas em Gaza, onde os combates continuam sem pausa e as tropas ingressaram pela primeira vez em vários subúrbios da capital.

A notícia encontra-se em ABI.