"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Quem são os próximos libertados?

As FARC prometeram, segundo um comunicado de seu Secretariado, entregar seis prisioneiros de forma unilateral. Reiteramos que os comentários e escritos da ANNCOL, assim como o de colunistas e colaboradores, não sobrepõem o pensamento de organizações e partidos políticos de qualquer lugar do mundo.

Agencias/EFE/ANNCOL

Os familiares dos 26 militares e policiais que as FARC têm como reféns pediram hoje que o grupo guerrilheiro forneça os nomes dos três policiais e do soldado cuja libertação anunciaram, junto com a de dois políticos.

As Farc prometeram entregar quatro uniformizados ao Estado colombiano sem que nenhum dos seus, hoje presos nas celas do INPEC, também seja solto. Nada há em contrário no último comunicado da ANNCOL nem em nada parecido. Somos um meio alternativo que vai direto às fontes, e as FARC são uma fonte crível que teve a confiança de nos enviar suas notas, comunicados e artigos sem o temor que eles fossem distorcidos em seu conteúdo ou procedência.

Fabiola Monsalve, mãe do sargento César Augusto Lazo, seqüestrado há 11 anos pelas FARC, destacou os avanços alcançados para libertar seis reféns.

"Queremos saber quem são os que estão vindo e quem são os que se vão ficar, pois a incerteza é grande e não sabemos definitivamente a quem vão libertar nestes dias", disse.

Ela também confessou que há seis anos não recebe provas de vida do filho. Claro, é natural saber como estão os entes queridos nessas condições, mas não se pode esquecer que várias vezes, quando se forneceram tais provas, os serviços de inteligência perseguiram e capturaram, inclusive com apoio de agentes do FBI nos interrogatórios, os portadores (as) de tais provas.

Não custa repetir. Os comentários e escritos da ANNCOL, de seus colunistas e colaboradores, não se sobrepõem ao pensamento de organizações e partidos políticos em qualquer lugar do mundo.