"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 27 de setembro de 2009

As FARC confirmam decisão de libertar Moncayo e pedem garantias "claras e públicas" a Uribe


Com este gesto de libertação unilateral as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), pretendem reafirmar o seu compromisso de fazer avançar o processo de troca para facilitar a libertação de todos os prisioneiros de guerra, tanto da guerrilha com do Estado.

Fonte: TeleSur



As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) confirmaram a sua decisão de libertar unilateralmente o cabo Pablo Emilio Moncayo e o soldado profissional José Daniel Calvo e pediram ao governo de Álvaro Uribe garantias “claras e públicas" para a entrega dos prisioneiros.

Em comunicado, o grupo rebelde exige que a senadora Piedad Córdoba seja a responsável pelo recebimento dos oficiais, bem como dos restos mortais do Major Guevara, morto em combate.

"Os militares serão entregues pessoalmente referida senadora Piedad Córdoba como representante da Colômbia pela Paz, garantia de transparência nestas libertações e na entrega dos restos mortais do major Guevara", extraí-se do texto.

As FARC saudaram “a participação da Conferência Episcopal, o CICV, o professor Moncayo e a Sra. Emperatriz de Guevara, nesta missão humanitária", e lamentou o tempo que levou o Poder Executivo para autorizar e consumar as libertações.

"Com este gesto de libertação unilateral reafirmamos a nossa vontade de fazer avançar o processo de troca para facilitar a libertação de todos os prisioneiros de guerra, tanto da guerrilha como do Estado", diz o comunicado.

Segue o comunicado das FARCI


IMPRENSA:

Restituída a Senadora Piedad Córdoba às suas funções humanitárias, reiteramos:

1. Que o cabo Pablo Emilio Moncayo e o soldado profissional José Daniel Calvo, prisioneiros de guerra, serão libertados unilateralmente pelas FARC, tal como foi anunciado no início deste ano. Os militares acima mencionados serão entregues pessoalmente à senadora Piedad Córdoba como representante de Colombianos pela Paz, o que garante transparência nestas libertações e na entrega dos restos mortais do major Guevara. Congratulamo-nos com a participação da Conferência Episcopal, o CICV, o professor Moncayo e Sra. Emperatriz de Guevara, para esta missão humanitária.

2. Nós lamentamos a indolência desnecessária e a crueldade presidencial que prolongou por cinco meses de cativeiro a mais dos militares mencionados, bem como a sua precária sensibilidade diante do drama que enfrentam os prisioneiros de ambas as partes. Empecilhos, ingratidão e esquecimento governamental, como diz Moncayo, é o que tem prevalecido.

3. Com este gesto de libertação unilateral reafirmamos a nossa vontade de fazer avançar o processo de troca para facilitar a libertação de todos os prisioneiros de guerra, tanto da guerrilha como do Estado. Temos a certeza de que um acordo de intercâmbio geraria condições favoráveis para abordar a solução política que as maiorias nacionais clamam.
4. Diante das vicissitudes que cercavam a última libertação de militares e policiais no departamento de Caquetá, em cujo desenvolvimento o exército assassinou um guerrilheiro e outro se encontra desaparecido, é imperativo dar as garantias oficiais e protocolos para esta nova libertação, os quais devem ser claros e públicos.


Secretariado do Estado-Maior das FARC-EP
Montanhas da Colômbia, 22 de Setembro de 2009.