"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bases serão usadas para matar aqueles que consideram terroristas

Fonte: www.abn.info.ve

Para a senadora colombiana, Piedad Córdoba, as bases militares instaladas no seu país, pelos Estados Unidos irão ser utilizadas para matar as pessoas que o governo considera terroristas, o que reflete a preocupação das potências estrangeiras por ver que eles perderam o controle da região e de seus recursos.

Isto foi dito terça-feira em Valencia, estado Carabobo, onde se instalou a primeira base para a paz em oposição à ocupação militar norteamericana com a instalação de sete bases militares no país vizinho.

A senadora observou que estas bases estrangeiras reforçarão o que foi o plano patriota o plano Colômbia, programas militares que não hesitou em qualificar como um fracasso total, porque "o que eles têm feito, é perseguir as liderança e lutadores populares, terminando com o meio ambiente, e acabar com a biodiversidade do meu país. "

Também disse que um número significativo dos seus compatriotas considera que esta ocupação da força militar norteamericana é uma prolongação da guerra que assola sua nação.

"Na Colômbia o problema não vai acabar com mais guerra. Existem problemas que não se acabam matando todo o mundo, os problemas como a pobreza ", disse ela.

Quanto ao ato, disse que Córdoba tem um grande significado simbólico, e que eles vão continuar lutando para que em vez de bases militares, a Colômbia tenha bases para a paz.

Sublinhou também que o povo colombiano não está interessado em uma guerra com a Venezuela, por isso nos próximos dias será aberto uma base para a paz nas planícies de Arauca Colombiana e Venezuelana.

Também informou que irá pedir ao presidente Equador, Rafael Correa, que se junte a esta iniciativa para criar fundações para a paz no seu território.