"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Repressores da ditadura de Pinochet são processados


Os 120 processados serão imputados por fatos emblemáticos acontecidos durante a ditadura chilena, conhecidos como Operação Condor, a Calle Conferência e a Operação Colombo, casos nos que morreram centenas de pessoas, vitimas da repressão dos anos 70, na sua maioria opositores do regime.

TeleSUR:


Uns 120 ex-agentes da desaparecida Direção de Inteligência Nacional (DINA) do Chile, da ditadura de Augusto Pinochet, foram processados por delitos de lesa-humanidade. A metade destes nunca tinham sido submetidos a juízo, segundo informaram nesta terça-feira fontes judiciais e policiais.

O juiz chileno Victor Montiglio é o encarregado das fases judiciais às quais os imputados serão submetidos.

Foi expedida ordem de detenção para mais da metade dos acusados que serão executadas na quarta-feira por detetives da Brigada de Direitos Humanos da Policia de Investigações.

Dos acusados, 60 nunca tinham comparecido em outras ocasiões, nem tinham sido mencionados nas denuncias de violações dos Direitos Humanos.

Entre os novos processados encontram-se cinco altos oficiais da reserva do Exército: César Manríquez, Manuel Carevic, Sergio Castillo, Fernando Chaigneau e Luis Sovino, além de 45 suboficiais, 14 ex-membros da Força Aérea, 11 da Marinha, 6 da Policia de Investigações e 32 ex-carabineiros, entre outros

O advogado chileno Boris Paredes, do escritório de DDHH do Ministério do Interior, detalhou que na atualidade a investigação alcançou pessoas que conheciam os casos e jamais os denunciaram.

Segundo Paredes, vários dos novos processados correspondem a agentes que exerciam atividades de custódia e transporte de prisioneiros políticos.

O juiz chileno Victor Montiglio resolveu acusa-los em três casos conhecidos durante a ditadura de Pinochet como Operação Condor, a Calle Conferência, na qual caiu a direção clandestina do Partido Comunista (PC) em meados dos anos 70 e os desaparecidos da Operação Colombo.

Sob a ditadura de Pinochet, umas 3.200 pessoas morreram nas mãos de agentes do Estado e, desse total, umas1.192 ainda figuram como prisioneiros desaparecidos.

A Operação Condor foi uma ação coordenada entre as ditaduras militares da América do Sul nos anos 70 e começo dos 80, assessoradas pela Agência Central de Inteligência norteamericana (CIA), para eliminar opositores.

O caso Calle Conferência se refere ao desaparecimento completo da direção clandestina do PC chileno, o que ocorreu em maio de 1976.

A Operação Colombo foi uma operação criada em 1975 para encobrir o desaparecimento de 119 opositores da ditadura, a maioria membros do Movimento de Esquerda Revolucionário (MIR), organização que tomou em armas para combater a ditadura de Augusto Pinochet (1973 – 1990).

Entre as vitimas da Operação Colombo figuram os cineastas Carmen Bueno Cifuentes e Jorge Muller Silva, assim como Juan Chacón Olivares, Jorge Humberto D’Orival Briceño e Juan Carlos Perelman, entre outros.

---

Declaração Universal dos Direitos Humanos - 10 de dezembro de 1948.

“Todo individuo tem direito à vida, à liberdade e à segurança da sua pessoa.” Art. 3.

“Todo individuo tem direito à liberdade de opinião e de expressão; este direito inclui o de não ser molestado por causa de suas opiniões, o de investigar e receber informações e opiniões, e o de difundi-las, sem limite de fronteiras, por qualquer meio de expressão.” Art. 19.