"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Zelaya está em Honduras", diz Chávez

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, se encontra em Tegucigalpa, capital do país, informou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. A notícia está na estatal Agência Bolivariana de Notícias. "Regressou a Tegucigalpa o presidente Zelaya", disse Chévez, afirmando ter falado com Zelaya pelo telefone.
Segundo a agência de notícias, o presidente deposto estaria na sede das Organização das Nações Unidas na capital hondurenha. "Depois de vários dias pelas montanhas, o presidente Zelaya, acompanhado de mais quatro pessoas, conseguiu chegar à capital", descreveu Chávez. Ele assinalou, após conversar com Xiomara Zelaya, esposa do presidente deposto: "exigimos que entreguem o poder a Zelaya, que lhe respeitem a vida".

A vice-chanceler do governo que foi derrubado por um golpe em 28 de junho, Beatriz del Valle, disse ter recebido a confirmação de que Zelaya está realmente no país. Segundo ela, o presidente lhe enviou uma mensagem de SMS.

De acordo com a Telesur, manifestações pedem o retorno de Zelaya ao governo e uma vários integrantes do movimento de resistência ao golpe de Estado estão se dirigindo à sede da ONU para constatar a presença de Zelaya.

Eduardo Reyna, assesor legítimo do presidente constitucional hondurenho, disse à Telesur que “podemos confirmar que o presidente está na cidade. O povo está extravasando e chega até as Nações Unidas para dar as boas vindas a seu presidente”, ratificou.

Desde que foi retirado do poder pelas Forças Armadas, Zelaya tentou retornar a Honduras em duas oportunidades. Na primeira, em 5 de julho, a bordo de um avião venezuelano, foi impedido de pousar no aeroporto internacional de Tegucigalpa por militares que bloquearam a pista de aterrissagem.

No final de julho, ele chegou a cruzar a fronteira entre Nicarágua e Honduras andando pela cidade de Las Manos, mas recuou depois que oficiais ameaçaram prendê-lo.

Fonte: vermelho.org