"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A consciência tranqüila

Eu haveria desejado criticar duramente uma empresa dedicada à produção de equipamentos médicos que não obtém seus lucros fabricando armas para matar, mas combatendo doenças, sofrimentos e mortes. Por isso, sempre tratei todas elas com respeito e gostava de intercambiar com elas sobre seus avanços científicos.

Outra coisa é pensar com amargura em países que carecem desses equipamentos, e, mais triste ainda, que um povo do Terceiro Mundo, veja seus esforços dificultados pela maneira estúpida como um país rico e poderoso impõe-lhe ao fabricante: a suspensão da entrega de peças para seu uso.

Entre a Venezuela e Cuba,os especialistas cubanos de Cardiologia dispõem de 28 Ecocardiógrafos Philips, sem os quais não é possível um diagnóstico preciso e completamente seguro. Se um deles não exercer seu trabalho, deixa-se de prestar o serviço vital a 500 pacientes a cada mês.

Em nosso pátria as doenças cardíacas são a principal causa de morte; na Venezuela acontece mais ou menos o mesmo. O desfibrilador é o instrumento ideal para salvar as pessoas em uma parada cardíaca, que pode causa-lhe a morte, caso não receba assistência urgente. Dos 3.553 máquinas compradas na Phillips, 2.000 foram desse tipo, utilizadas em policlínicas em Cuba e nos Centros de Diagnóstico venezuelanos de Bairro Adentro.

Os 12 diferentes equipamentos Philips adquiridos a um custo de 72 milhões 762 mil 694 dólares foram imprescindíveis para serviços de alta qualidade em Cuba e nos programas Bairro Adentro 1 e 2 na Venezuela, atendidos por médicos e especialistas cubanos. Foram comprados e pagos para o nosso país, tal como acordado.

Os equipamentos Siemens, com exceção de alguns enviados para a Bolívia, eram usados e nos dois programas venezuelanos. Os valores dos adquiridos a essa empresa ascenderam a 85 milhões 430 mil dólares. Além das duas empresas mencionadas, outras, da Europa e Japão forneceram o equipamento adicional importante para os 27 Centros de Diagnóstico de Alta Tecnologia de Bairro Adentro 2.

A Philips não põe em causa os dados fornecidos. A suspensão total do fornecimento de peças se apresenta desde o final de 2006 até hoje, já se passaram quase três anos.

A empresa reconhece que as exigências do governo de E.U. A. levou à interrupção do abastecimento até que em data recente pagou uma multa de 100 mil euros, uma soma insignificante quando comparada com os 72 milhões pagos pelas equipes para essa empresa. Entendemos que não houve violação alguma das regras impostas ao mundo pelo Império. Trata-se de equipamentos médicos destinados a salvar vidas; não são armas de guerra.

Em janeiro de 2007, o governo de Bush nomeou John Negroponte, (o carrasco do povo da Nicarágua na guerra suja contra esse país, iniciada em 1981 a partir da base ianque de Palmerola em Honduras) como subsecretário de Estado. Ele tinha uma história tenebrosa nas guerras de agressão contra o Vietnã e Iraque. Ele era chefe da poderosa National Intelligence Agency. Acompanhou o presidente dos Estados Unidos na Conferência da Casa Branca em meados de 2007, na qual tanto falou de Educação e Saúde. Ambos estavam conscientes de que nossos especialistas estavam utilizando equipamentos médicos Philips em Cuba e Venezuela. Haviam pressionado a empresa holandesa e conseguiram impedir que fornecesse peças para os equipamentos.

Os programas sociais na Venezuela, surgiram como resultado da Revolução Bolivariana. Não preciso elogiar os fortes laços históricos entre os dois povos e os laços de fraternidade que nos unem.

Expliquei já a decisão tomada pelo presidente Hugo Chávez, que deu origem aos nossos programas de cooperação. No início de 2007 ele lança a idéia de adicionar o programa Bairro Adentro 3 a os já existentes, Bairro Adentro 1 e Bairro Adentro 2. Nesse novo programa os custos dos equipamentos serão suportados pela Venezuela e atendido por médicos venezuelanos.

Sabendo da nossa experiência em negociar com as empresas produtoras de equipamentos médicos e os excelentes preços que conseguimos no abastecimento pelo volume da operação, Chávez pediu ao nosso país que adquirisse equipamentos, instrumentos e suprimentos médicos por centenas de milhões de dólares. O destino do investimento foi de incorporar um número significativo de hospitais por serviços prestados ao povo que veio da Venezuela Bairro Adentro 1 e 2. Isto foi além do programa de treinamento em Cuba, para que milhares de jovens médicos venezuelanos possam prestar serviços em qualquer lugar, dentro e fora do país.Os Diplomados da Escola Latino-Americana de Medicina dão prova do seu sacrifício. Na Venezuela contribuímos para a formação de mais de 20 mil estudantes de medicina.

Nossa equipe entrou novamente em contato com as melhores empresas fornecedoras de equipamentos, componentes e mobiliário para fins médicos, com exceção, naturalmente, das empresas dos EUA às quais é proibido qualquer tipo de suprimento para cuba.


Apesar de que os equipamentos médicos desse país têm qualidade, os preços são muitas vezes demasiado elevados. No mercado internacional, existem empresas especializadas cujos equipamentos são conceituados como os melhores do mundo. É perfeitamente possível prescindir do equipamento estadunidense,se você quiser evitar os riscos de um bloqueio criminoso como o aplicado contra Cuba desde há 50 anos. Em hospitais do Japão, um país cuja população tem a mais alta média de vida, a grande maioria dos equipamentos são japoneses, o resto é importado da Europa ou EUA.

Nos países mais industrializados da velha Europa, onde os indicadores de saúde são também superiores aos os EUA, apenas 30 por cento dos equipamentos vêm do Japão ou dos Estados Unidos. De preferência, os equipamentos usados são europeus. Tanto no Japão e na Europa os padrões de qualidade são muito mais rigorosos do que nos EUA
.
Com satisfação observo que a linha seguida pela empresa cubana especializada na compra de equipamentos médicos foi ajustada aos princípios rigorosamente testados em compras anteriores.

Participaram mais de 50 empresas conhecidas. Destacarei as que ofereceram melhor qualidade e preço. O maior volume acordado correspondeu à empresa alemã Siemens, ascendente a 73 milhões 910 mil dólares; Drager: 37 milhões 277 dólares; Toshiba: 36 milhões 123 mil dólares; Nihon Kohden: 30 milhões 516 mil dólares. Com as empresas Olympus, Karl Storz, Aloka, Carl Zeiss, Pressure e, outras bem conhecidas por nossos especialistas, também,foram assinados contrato; todas elas reflitam o avanço revolucionário da tecnologia médica nos últimos 20 anos.

Dentro dos padrões de qualidade e preço, a Philips da Holanda, que foi considerada e incluída entre as maiores empresas, foi feita a aquisição de equipamentos no valor de 63 milhões 65 mil dólares . Mas essa fase coincide com a suspensão do fornecimento de peças para os equipamentos desta empresa, localizada em Cuba e Venezuela, Não havia outra alternativa senão suspender O contrato.

Nem todas as equipes do total acordado foram recebidos na Venezuela, mas sim, uma série de equipamentos, instrumentos e componentes, cujo valor totaliza $ 271 milhões. Isto envolveu um esforço especial importante por parte da Venezuela e de Cuba para desenvolver plenamente o programa Bairro Adentro 3, que complementa e articula um dos mais importantes programas sociais e de recursos humanos da Revolução Bolivariana. Ambos os países estão cientes dessa obrigação.

Além disso, pretendemos fazer o esforço necessário para levar Bairro Adentro 1 e 2 chegarem a níveis nunca atingidos, somando mais de 2 500 estudantes de Medicina em Cuba formados de modo que, juntamente com os especialistas em Medicina Geral Integral trabalhem em Bairro Adentro.

Os melhores cuidados com os pacientes sempre foi a razão para as clínicas, centros de diagnóstico e outros serviços em que Cuba participa. A resposta dos colaboradores da saúde cubanos para a reflexão anterior tem sido excelente. Com razão eles afirmem que o imperialismo não vai ganhar a batalha contra o Bairro Adentro.

Na produção e comércio de armas, destinadas à guerra e à destruição, ninguém compete com os Estados Unidos hoje. Dois terços do comércio mundial de armas estão em suas mãos; são os frutos do Complexo Industrial-Militar. Hoje esse poder imperial, não só consome 25 por cento da energia fóssil, com menos de 5 por cento da população do mundo; polui a atmosfera, destrói o meio ambiente, ameaça o mundo com armas de destruição em massa e, é o maior produtor e comerciante de armas. Não é, contudo, capaz de garantir a saúde de quase 25 por cento da sua população.

Não fecharemos as portas para qualquer empresa que pretenda produzir e comercializar tecnologias médicas. Alegremente aceitaremos qualquer retificação. A humanidade tem sérios problemas para enfrentar. Tomara que não haja um desastre com a nossa espécie e muitos possamos ter a consciência tranqüila por ter feito todos os esforços para evitá-lo.

Fidel Castro Ruz

Setembro 2009