"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Presidente Zelaya está na Embaixada Brasileira em Tegucigalpa

O presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya, anunciou que o Secretário Geral da Organização de Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, arribará esta Terça feira a Tegucigalpa para apoiá-lo em seu regresso ao poder e chamou o povo hondurenho a se reunir para acompanhar-lo a recuperar o fio constitucional na Nação.

O mandatário disse que Insulza tem-lhe expressado que quer ingressar hoje mesmo, a fim de iniciar o diálogo que leve à recuperação da democracia.

"Amanhã estará aqui o Secretário Insulza (...) tem anunciado que quer vir hoje mesmo" manifestou Zelaya desde a embaixada de Brasil em Tegucigalpa.

Zelaya confirmou que se encontra na Embaixada de Brasil, e agradeceu a seu homólogo Luiz Inácio Lula Da Silva pelo gesto diplomático.

Detalhou o que teve que passar para chegar à Capital Hondurenha.

"Quase meia Honduras, meia Centroamérica (...) 15 horas em diferentes transportes (...) teve colaboração não posso dizer nada com o fim de que não incomedem a ninguém...às Forças Armadas de Honduras (...) peço que tenham calma, o povo est[a desarmado gritando palavras de ordem com alegria", explicou

Por sua parte, a primeira dama hondurenha, Xiomara Castro de Zelaya, expressou sua felicidade pelo regresso de seu esposo e disse que os meios de comunicação social que negaram a presença de Zelaya no país deverão retificar e dizer a verdade..

"Hoje tem ficado ao descoberto a mentira mais uma vez...vão a ter que retificar...o Presidente Zelaya está em Honduras", insistiu.

"Estou muito contente porque o Presidente da República, o Presidente eleito por todos os hondurenhos se encontra em Tegucigalpa", acrescentou.

Garantiu que Zelaya regressa para buscar a paz e a concertação.

"O Presidente está aqui, vem buscar a paz de meu país, de nosso país (...) de chegar a um grande diálogo, uma concertação (...) hoje estamos unidos por uma Honduras nova, por uma nova República", indicou.

Esta Segunda feira, a embaixada brasileira em Honduras confirmou que o Presidente constitucional, se encontra em essa sede diplomática, logo que sua esposa desse a informação a milhares de ciudadaõs que esperam ver-lo na sede das Nações Unidas (ONU) da capital hondurenha.

A correspondente de teleSUR, Adriana Sívori, pode constatar a presença do presidente derrocado e ademais informou que continuam chegando pessoas aos redores da instalação e que se sente grande jubilo pela presença do mandatário.

Disse que junto a ele e a delegação brasileira, se encontra sua esposa e várias personalidades para saudá-lo.

Xiomara Castro, anunciou o lugar onde estava seu esposo a milhares de cidadãos que o esperavam na sede da Organização de Nações Unidas (ONU) a capital hondurenha.

"Ele está muito bem, se encontra em perfeitas condições e está disposto a iniciar o diálogo" para resolver a crise política causada por seu derrocamento em 28 de junho passado.

Agradeceu "ao presidente (brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva) Lula por permitir que o presidente Zelaya se encontre nessa embaixada", em cujo entorno se concentrava uma multitude de seguidores do mandatário.

Castro sublinhou que viu muito bem seu esposo e expressou "alegria" por seu retorno ao país, porém, também, preocupação, porque manifestou: tememos um pouco quando foi o momento de sua chegada".

Sívori, reportou que Zelaya se está reunindo com os líderes das organizações sociais e representantes do magistério.