Diálogo de paz na Colômbia será retomado em 3 semanas
O governo colombiano e as Forças Armadas
Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram que retomarão os
diálogos de paz, que ocorrem em Cuba, na terceira semana de abril e
não na próxima terça-feira (2) como tinham anunciado inicialmente,
informou neste sábado um comunicado conjunto.
“Após uma série de reuniões nos dias da Semana Santa, as delegações do governo e das Farc decidiram retomar os diálogos na terceira semana de abril|, diz o texto.
O comunicado indicou que a decisão se toma “com o propósito de concluir o trabalho sobre os pontos da Agenda de maneira rápida”, como pactuaram o Acordo Geral do mês de agosto, as delegações dedicaram a primeira quinzena de abril para trabalharem separadamente nos subtemas que restam do primeiro ponto (Desenvolvimento agrário integral)”.
Também ocorrerão “consultas com a Universidade Nacional e as Nações Unidas no dia 5 de abril para a preparação do fórum sobre a participação política prevista para os dias 28, 29 e 30 de abril, em Bogotá”.
O governo colombiano e as Farc agregaram que “durante este tempo as equipes técnicas das duas delegações continuarão seu trabalho conjunto. A Mesa retomará seu ciclo normal na terceira semana de abril”.
Os encontros na capital cubana, que esperam acabar com o conflito armado no país, começaram em 29 de novembro sob a direção do ex-vice-presidente colombiano, Humberto de la Calle e do comandante Iván Márquez, segundo chefe das Farc.
Até o momento, ambas partes reconheceram avanços na questão agrária; o primeiro dos cinco temas da agenda.
Fonte: TeleSur
Tradução da Redação do Vermelho