"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 30 de março de 2013

Diálogo de paz na Colômbia será retomado em 3 semanas


O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram que retomarão os diálogos de paz, que ocorrem em Cuba, na terceira semana de abril e não na próxima terça-feira (2) como tinham anunciado inicialmente, informou neste sábado um comunicado conjunto.


“Após uma série de reuniões nos dias da Semana Santa, as delegações do governo e das Farc decidiram retomar os diálogos na terceira semana de abril|, diz o texto.

O comunicado indicou que a decisão se toma “com o propósito de concluir o trabalho sobre os pontos da Agenda de maneira rápida”, como pactuaram o Acordo Geral do mês de agosto, as delegações dedicaram a primeira quinzena de abril para trabalharem separadamente nos subtemas que restam do primeiro ponto (Desenvolvimento agrário integral)”.

Também ocorrerão “consultas com a Universidade Nacional e as Nações Unidas no dia 5 de abril para a preparação do fórum sobre a participação política prevista para os dias 28, 29 e 30 de abril, em Bogotá”.

O governo colombiano e as Farc agregaram que “durante este tempo as equipes técnicas das duas delegações continuarão seu trabalho conjunto. A Mesa retomará seu ciclo normal na terceira semana de abril”.

Os encontros na capital cubana, que esperam acabar com o conflito armado no país, começaram em 29 de novembro sob a direção do ex-vice-presidente colombiano, Humberto de la Calle e do comandante Iván Márquez, segundo chefe das Farc.

Até o momento, ambas partes reconheceram avanços na questão agrária; o primeiro dos cinco temas da agenda.

Fonte: TeleSur
Tradução da Redação do Vermelho