"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 9 de março de 2013

“Hugo Chávez: têmpera de Bolivariano consequente”


Por: Pablo Catatumbo, chefe nacional do Movimento Bolivariano pela Nova Colômbia.

No dia 4 de fevereiro de 1992, quando os apóstolos do “fim da história” e os propagandistas da morte da esquerda revolucionária ruminavam placidamente seu pretendido triunfo, as massas populares e os militares patriotas de Venezuela realizaram uma heroica tentativa por mudar na base a realidade que os oprimia. Ali, entre os artífices da torrente popular, estava Hugo Chávez Frías.
 
Ontem, nos inteiramos da fatídica notícia de sua morte, e os bolivarianos e as bolivarianas do mundo inteiro choramos sua perda, que é a de um dirigente e amigo cujas obras e ideias dividem em duas a história recente.
 
Que media entre o oficial patriota de 1992 e o presidente lutador contra o câncer de 2013? Estes vinte e um anos foram testemunhas do processo de formação e consolidação de um movimento revolucionário de enormes consequências, da elevação da consciência das massas venezuelanas e do ressurgimento do arsenal ideológico que nos legaram Simón Bolívar e todos os patriotas de Nuestra América. São, pois, vinte e um anos de identidade entre homem e povo, entre dirigente e projeto político, entre as heterogêneas vontades e o caudal unificador.
 
O Movimento Bolivariano pela Nova Colômbia sempre foi admirador das conquistas sociais, econômicas e políticas da Venezuela Bolivariana, assim como das iniciativas de integração latino-americana e mundial que surgiram dali. Vemos nelas a realização dos ideais de nosso Libertador, Simón Bolívar, assim como as raízes de um novo ordenamento internacional vinculado aos povos e não aos interesses do grande capital. Igualmente, destacamos a conquista fundamental do Comandante Chávez no terreno da batalha de ideias: o impulso e a revitalização do pensamento bolivariano.
 
Quando as oligarquias de Nuestra América se deleitavam no encarceramento das ideias do Libertador, Chávez e sua Revolução Bolivariana as tornaram realidade na prática. Hoje, a nova América Latina, que mira esperançada um futuro socialista, é consciente que nas armas ideológicas que nos legaram Bolívar e todos os nossos patriotas verdadeiros está a base para a construção de nossa independência e soberania.
 
Por tudo isto, lamentamos profundamente a perda do Comandante Chávez, artífice de todas estas mil e uma batalhas que o povo irmão venezuelano tem sabido empreender com a constância e a altura de um bravo povo que não suporta tiranos. Como bolivarianos e bolivarianas, vemos em Chávez a demonstração do que há de ser um honesto e consequente batalhador pela democracia e pelo socialismo.O Comandante é, hoje, um modelo de revolucionário autêntico e popular que haverá de ser seguido por todos os que queremos uma verdadeira Pátria Grande.
 
Desde os campos e das cidades de nosso país, desde a selva amazônica até as ilhas caribenhas, das profundidades do Pacífico até a planície oriental, os patriotas pela Nova Colômbia rendemos homenagem ao comandante sem par deste continente rebelde. Os que morrem pela vida, não podem ser chamados de mortos!
 
Até a Vitória sempre!
Movimento Bolivariano pela Nova Colômbia.
Montanhas de Colômbia, 6 de março de 2013


 ----------------------------------
Agencia de Noticias Nueva Colombia, ANNCOL

Web: www.anncol.eu, Redacción: editar@anncol.eu,YouTube: http://www.youtube.com/user/anncol4?feature=mhee