"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 26 de abril de 2015

União Latino-Americana de Agências de Notícias rechaça agressão dos EUA contra Venezuela


Venezuela não é uma ameaça. O povo venezuelano é portador de uma tradição de solidariedade que os latino-americanos relembramos sempre com profundo afeto”, manifesta o texto, emanado da IV Assembleia da ULAN, realizada em Quito, Equador.

Além disso, as agências de notícias integrantes da instância ratificaram seu compromisso de “informar desde uma visão que reconhece como valores centrais a irmandade de nossos povos a defesa da democracia em toda a região, o respeito à soberania e a não ingerência nos assuntos internos de nossos países”.
A seguir, o texto na íntegra:
As agências de notícias integrantes da União Latino-Americana de Agências de Notícias reunidas na cidade de Quito [Equador], no marco da IV Assembleia da ULAN durante os dias 23 e 24 de abril de 2015, ratificamos nosso compromisso de informar desde uma visão que reconhece como valores centrais a irmandade de nossos povos, a defesa da democracia em toda a região, o respeito à soberania e a não ingerência nos assuntos internos de nossos países
Neste sentido, as agências de notícias reunidas em Quito rechaçamos a agressão do governo dos Estados Unidos contra a República Bolivariana de Venezuela.
Venezuela não é uma ameaça. O povo venezuelano é portador de uma tradição de solidariedade que os latino-americanos relembramos sempre com profundo afeto.
Entendemos que nossa responsabilidade como agências públicas se incrementa frente ao desafio que impõem novas práticas de forças distanciadas de valores democráticos que utilizam o poder de diferentes meios e redes sociais para realizar campanhas de desestabilização que também visam dividir e violentar aos povos de nossa região, como pudemos evidenciar em experiências vividas em países como Argentina, Bolívia, Brasil e Equador.
A ULAN agradece a recepção dispensada pelo secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, e expressamos nosso total acordo com seu chamado de atenção sobre a necessidade de preservar nossa região como um espaço de paz, livre de armas nucleares, e sobre a existência hoje de formas mais sutis de intervenção contra nossos povos.
Sob esta ótica, assumimos hoje a responsabilidade de abordar com maior profundidade os fenômenos de violência que afetam a setores populares de países como Brasil e México, que requerem enfoques jornalísticos inovadores, mais responsáveis e com capacidade a fim de contribuir para sua solução.
Em outra ordem, as agências que integramos a ULAN ratificamos nossa responsabilidade para fortalecer o sítio web ANSUR (ansur.am) como uma ferramenta fundamental no caminho da integração através da comunicação.
Finalmente, a ULAN felicita e agradece aos companheiros da agência Andes pela excelente organização e disposição para que a IV Reunião Executiva fosse exitosa. Ampliamos nosso agradecimento ao povo equatoriano pelo tratamento fraternal que proporcionou a nossas delegações.

Tradução de Joaquim Lisboa Neto