"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 7 de abril de 2015

Venezuela, essa estranha ameaça que oferece calefação gratuita aos pobres dos EUA


As comunidades indígenas e os refúgios de indigentes de 25 estados, mais o Distrito de Columbia dos Estados Unidos, são receptores do Programa Venezuela-Citgo de Combustível de Calefação, isto é, as famílias pobres da metade dos estados desse país recebem grátis energia para enfrentar a crítica situação de pobreza que os expõe à inclemência das baixas temperaturas que no inverno acossam a nação do norte.
O Programa Venezuela-Citgo de Combustível de Calefação foi a resposta solidária do Comandante Chávez para brindar ajuda às famílias afetadas em 2005 pelos furacões Katrina e Rita, os quais ocasionaram escassez e subida do custo do combustível para calefação.
Nesse momento, setembro de 2005, os residentes do bairro Bronx, de Nova Iorque, atendendo ao espírito humanista, solidário e não mercantil da Revolução Bolivariana, aproveitaram a visita do Presidente de Venezuela, Hugo Chávez, para comunicar-lhe sobre a penosa situação de pobreza e abandono em que se encontravam as famílias afetadas pelos fenômenos climatológicos.
Um mês depois, após a proposta de Chávez de brindar combustível de calefação, é quando, a 27 de outubro de 2005, membros do Congresso dos EUA remetem carta aberta solicitando às empresas petroleiras ajuda para as famílias de baixos recursos afetadas pelos altos preços do combustível.
Ainda assim, nenhuma empresa transnacional petroleira com sede nesse país acatou a petição da instância parlamentar. Só Pdvsa-Citgo respondeu ao chamado.
É assim como Pdvsa-Citgo exercita a tarefa de dar combustível de calefação com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de famílias de baixa renda e indigentes atendidos por instituições sociais nos EUA, mediante o fornecimento gratuito de combustível durante o inverno.
Com a ação, Pdvsa-Citgo mostrava ante o mundo e fundamentalmente frente à opinião pública dos EUA o claro perfil de empresa comprometida com o ideal bolivariano de alcançar a maior soma de felicidade possível para os homens e as mulheres do planeta, em alinhamento com os princípios de solidariedade que guiam a Revolução Bolivariana e que se encontram plasmados na Constituição da República Bolivariana de Venezuela.
O Programa emprega como método de ajuda a concessão a cada família beneficiada de 100 galões gratuitos, o qual lhes permite uma poupança de aproximadamente 387 dólares.
O resultado produzido desde 2005 até 2014 aponta que nesses 9 anos de execução se beneficiou uma média de 140 mil lares.
Ademais, o Programa atendeu com combustível de calefação a 261 comunidades indígenas e 245 refúgios. – Ciudad CCS
Tradução de Joaquim Lisboa Neto
Tomado de Resumen Latinoamericano