"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 15 de setembro de 2008

As vítimas devem ser candidatas ao Nobel da Paz


Esses dias os meios terroristas midiáticos nacionais e internacionais andam trabalhando na campanha para a indicação de Ingrid Betancourt ao Prêmio Nobel da Paz. Quem deveria ser candidato ao Nobel da Paz na Colômbia?



ANNCOL



É toda uma campanha midiática lançada da França -mas deve ter o dedo dos EUA-, às custas de milhões de euros dos franceses, que já começaram a protestar.



Por que ficam promovendo a Ingrid? Porque ela esteve apenas seis anos em poder das FARC. E quantos anos ficam as vítimas em poder do estado colombiano? 45, 30, 35, 10, 5, 3, 2, 1?



Bem nos disse um antigo ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel. A mencionada cidadã colombo-francesa não se qualifica para a candidatura porque ela demonstrou muito bem a forma de paz que ela gosta, a mesma 'paz' de Álvaro Uribe Vélez, a paz dos sepulcros com o assassinato de 10.282 colombianos 'fora de combate' (Terrorismo de Estado) durante os primeiros quatro anos de seu fraudulento e ilegal governo. Ou seja, não pode ser candidata ao Prêmio Nobel quem dá declarações -e é verdade- aliando-se com os que têm massacrado o povo colombiano.



E claro, alguns governos sul-americanos participam desse joguinho. Mas não pararam para pensar que milhares de pessoas têm ganhado o direito de serem Prêmios Nobel da Paz. Contrariamente à campanha midiática, múltiplas pessoas têm ganhado o direito ao Nobel da Paz por sua campanha permanente em defesa dos direitos humanos.



O padra Gabriel Giraldo S. J., sempre defensor dos direitos humanos, denunciou os narco-paramilitares e o Terrorismo de Estado. Sempre acompanhou as vítimas, sempre esteve com elas, desenvolvendo seu imenso e incomensurável trabalho. Os massacrados de Trujillo são apenas um exemplo.



A União Patriótica (UP) seria um candidato decente ao Nobel da Paz.



As vítimas dos 147.000 assassinatos pelo Terrorismo de Estado são, quem sabe, os únicos no mundo que têm o direito de ganhar o Nobel da Paz. 147.000 assassinados pelo Terrorismo de Estado. Vítimas inocentes, desarmadas, civis, que foram massacrados, desaparecidos, executados extra-judicialmente, pelos que, como Uribe Vélez, agenciam o Terrorismo de Estado.
Na base desse Terrorismo de Estado está a Doutrina de Segurança Nacional e seus desenvolvimentos elaborados a partir dos centros de poder do Império. E os governantes colombianos, alunos avantajados, que colocaram em prática suas doutrinas. Os Guillermo León Valencia, os Barco, os Turbay-Ayala, os César Gaviria, os Ernesto Samper, os Andrés Pastrana, os Uribe Vélez.



Cínicos os que pretendem que uma de sua classe seja 'premiada' pelos milhares e milhares de seres vivos assassinados, mas esquecem-se que os povos do mundo querem enterrar para sempre a estrela sangrenta do fascismo em todas suas variantes.