"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Partido Comunista dos Estados Unidos denuncia ingerência de Bush na Bolívia

O Partido Comunista dos Estados Unidos condena a atitude agressiva do governo Bush frente à Bolívia e a seus vizinhos. O presidente boliviano Evo Morales busca resolver as enormes injustiças históricas de seu país, por meio de uma distribuição mais justa da terra e dos lucros do gás natural e de outras exportações bolivianas.

Em resposta a isto, as elites que controlam os governos estaduais ricos sabotam instalações de gás natural, destróem registros de terra, massacram camponeses e indígenas e chamam abertamente organizações armadas para derrubar Morales, que recentemente venceu a reeleição eleição com 67% dos votos.


O atual governo dos EUA, que gosta de pregar a outros países temas como a democracia e o Estado de Direito, está evidentemente apoiando as forças separatistas antidemocráticas. O governo Bush tem enviado verbas a organizações da sociedade civil na Bolívia, e se recusa a revelar para quais organizações e com que objetivos têm enviado tais verbas. Não é de se admirar que Morales suspeite que Bush financie a oposição reacionária e assim tenha expulsado o embaixador norte-americano. Infelizmente, a expulsão do embaixador tem recebido fortes ameaças do governo dos EUA. Há um enorme receio de que o governo Bush tentará um golpe militar para tirar da Bolívia um governo legalmente eleito e extremamente popular.


Esta atitude é uma entre outras ações de Bush que ataca outros países que rejeitam o domínio imperialista, como a Venezuela, Paraguai, Equador, Nicarágua, e claro, Cuba. É gratificante observar a maioria dos governos regionais apoiando a Bolívia, como vimos na recente conferência no Palácio La Moneda, em Santiago (Chile).


O Partido Comunista dos E.U.A. convoca todos os cidadãos norte-americanos a rejeitar as ações do governo Bush e a lutar para pôr um fim à intervenção dos E.U.A. na Bolívia e em todos os países do continente.