"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O Estado Fascista Espanhol ilegaliza o Partido Político ANB (Ação Nacionalista Basca)


por Askapena/CCB Euskal Herria

Com a colaboração prática dos representantes políticos do neoliberalismo nacionalista e a social-democracia basca, no dia 16 de setembro de 2008, os tribunais de justiça do estado neo-franquista espanhol novamente tornaram ilegal uma organização política de esquerda e independentista basca: Ação Nacionalista Basca/Eusko Abertzale Ekintza

Ação Nacionalista Basca, uma organização socialista e independentista criada em 1930, lutou criando batalhões de milicianos próprios contra o levantamento fascista espanhol em 1936, e naquelas trincheiras 550 gudaris deixaram suas vidas.

Compartilhou trincheira e governo com o próprio PSOE, e hoje paga seu esforço no sangue e prisão COM A ILEGALIZAÇÃO, e com o PNV que também teve usurpados seus assentos na câmara que o povo, votando nas urnas, os concedeu à ANB.

ANB, organização que acompanhou o projeto de uma Euskal Herria independente e socialista praticamente desde o começo, e legalmente até hoje.

ANB, organização da qual foram militantes aqueles combatentes anti-fascistas e internacionalistas do Batalhão Germika, um dos primeiros a entrar naquela Paris libertada do nazismo, depois de fortes combates. Sabemos que o Governo atual de Paris se mostrará agradecido, aumentando a colaboração repressiva com o estado neo-fraquista espanhol.

De todas as forças do neoliberalismo, não esperamos mais que repressão e exploração. E as forças anti-globalização, o que dizem?

Que fiquem sabendo aquelas forças européias que, por diferentes caminhos, tentam promover de uma maneira sincera, um NOVO MUNDO sem exploração.

Em 1936, (data longínqua no calendário, mas cada vez mais próxima em semelhança dos ensinamentos para a classe trabalhadora e os povos em luta) o capital europeu ensaiava no estado espanhol, uma saída para sua crise de forma fascista, que teve entre seus aliados posteriores, a falta de uma verdadeira e eficaz solidariedade internacionalista da maioria da esquerda européia. Aquele fascismo triunfante correu depois toda a Europa.

Quando hoje, 2008, voltam a ILEGALIZAR, PROIBIR, REPRIMIR, E PRENDER AS IDÉIAS a favor dos direitos sociais e da auto-determinação do Povo Basco pelo Reino Neo-Franquista da Espanha, pode ser verdadeiramente perigoso para a esquerda transformadora européia, nestes tempos de globalização, voltar a pensar que o que vale para o capital no contexto do Estado Espanhol, não vale para o resto dos estados europeus.

FASCISMO E NEO-FRANQUISMO. São os únicos conceitos que cabem nessa situação.

Para definir o regime do Reino Espanhol, governado agora pelo PSOE, agora pelo PP.

Chamamos a todas as forças amigas e solidárias com a luta de Euskal Herria a demonstrar, onde quer que estejam, a verdadeira cara fascista do Reino da Espanha, onde já ESTÁ PROIBIDO articular partidos políticos que defendam a independência e o direito à auto-determinação para Euskal Herria, onde ESTÁ PROIBIDA a liberdade de voto, PROIBIDO O DIREITO À MANIFESTAÇÃO por estas reivindicações democráticas, quando as prisões estão se enchendo de MILITANTES SOCIAIS independentistas bascos, pegando de 10 anos a ATÉ 40 anos de permanência física na prisão, e a possibilidade de continuar a repressão telemática durante mais 20 anos, uma vez acabada a condenação total e na rua.

A única certeza: a esquerda independentista basca, mesmo sob este neo-franquismo asfixiante do PSOE, seguirá lutando para tornar realidade na nossa terra, este direito democrático irrenunciável de todas as nações sem estado européias, poder construir de maneira democrática um estado próprio e socialista.

A solidariedade entre os povos, esta ternura tão necessária!!!

Gora Euskal Herri askatua eta sozialista!!!


AURRERA ANB!!!
A notícia encontra-se em ABP Notícias