"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 30 de julho de 2009

Brasil pede transparência a Uribe


Fonte: www.teleSURtv.net


O Chanceler brasileiro, Celso Amorim, solicitou na Quarta feira, a Colômbia que seja mais transparente no relacionado com o acordo militar com Estados Unidos, ao tempo que chamou ao diálogo entre colombianos em venezuelanos, depois de que Caracas congelara relações.

“Acredito pessoalmente que existe uma preocupação com relação ao novo acordo militar, por exemplo, de Colômbia (com EUA). Seria bom que Colômbia transparentemente diga o que é, para que as pessoas o escutem, vejam e possa ser feita uma discussão ao respeito”, manifestou Amorim.

O Chanceler indicou que com “esse objetivo foi criado o Conselho de Defesa Sul-americano da União Sul-americana de Nações (UNASUL) que integra os países da região”

Amorim disse que seu país está disposto a trabalhar para “recompor” a confiança entre Venezuela e Colômbia, cujas relações têm volto a sofrer fortes tensões nos últimos dias.

Indicou que Brasil seguirá trabalhando pela amizade e reconciliação entre os dois países sul-americanos.

Amorim não precisou qual poderia ser o papel de Brasil na crise entre Venezuela e Colômbia, mas assegurou que se intentará “recompor” a confiança entre os dois países.

O governo colombiano anunciou que permitiria que EUA utilizasse três de suas bases, algo que Venezuela considerou uma ameaça.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou esta semana que tem decidido “congelar” as relações com Colômbia e retirar o pessoal diplomático desse país, depois de que Bogotá denunciou um suposto desvio de armas venezuelanas para a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), alo negado rotundamente por Caracas e do qual Bogotá não tem apresentado uma só provo sequer, só fotos de arquivo e gráficos.
Marco Aurélio Garcia, assessor internacional da Presidência brasileira anunciou, também, que viajará, amanhã, Sexta feira, para Caracas, onde abordará o tema com o presidente Chávez, “e se fosse o caso irei a Colômbia” acrescentou.