"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 30 de julho de 2009

Chávez e Lula analisaram situação de Honduras e instalação e bases militares na Colômbia.

Comunicado

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, conversou por telefone, hoje, com seu homólogo, o presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acerca de temas regionais de sumo interesse, assim como dos avanços na estreita relação entre os dois países.

Conversaram sobre Honduras, onde os dois mandatários manifestaram sua preocupação pela situação atual, sublinhando a necessidade de incrementar as pressões internacionais sobre os golpistas para garantir a restituição do Presidente Zelaya e a democracia nesse país irmão.

Assim mesmo, o Presidente Chávez comentou-lhe acerca do perigo e a ameaça que representa o intento de colocar bases militares estadunidenses em Colômbia e explicou as medidas que nosso governo tem-se visto obrigado a tomar para garantir a paz e a estabilidade na região.

Também, conversaram acerca da II Cúpula Sul-África a se realizar nos dias 26 e 27 de setembro de 2009 em Venezuela. O Presidente Lula ratificou sua assistência e seu compromisso com a realização dessa Cúpula, que sem dúvida, ajudará a fortalecer uma vez mais o diálogo Sul-Sul e a cooperação entre nossas regiões.

Igualmente, os dois mandatários compartiram a felicidade pelo compromisso alcançado entre as empresas PDVSA e PETRORAS, que é de grande importância para o estabelecimento de uma relação complementaria entre nossos países para alcançar a pela soberania energética.

O Presidente Lula abordou o tema da próxima visita a Venezuela de seu assessor Marco Aurélio Garcia dos dias 31 e 1º de agosto, assim como a próxima visita do Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Miguel Jorge, que estará em nosso país durante os dias 19 e 20 de agosto, acompanhado de uma ampla delegação de empresários brasileiros.

Finalmente, os dois mandatários ratificaram seu compromisso de continuar seus encontros trimestrais, ficando pendente ajustar a data exata para o próximo mês de setembro, quando corresponde a terceira reunião do ano, na qual se continuará fortalecendo a aliança estratégica entre Brasil e Venezuela.

Palácio de Miraflores
Caracas 29 de julho de 2009