"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 28 de julho de 2009

A Venezuela congela relações com Colômbia e ordena retirada de seu embaixador

“Ordenei a retirada do nosso embaixador em Bogotá. Vamos congelar as relações com a Colômbia”, disse Chávez

Fonte: TeleSUR, há 2 horas


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta terça-feira o congelamento das relações com a Colômbia, com a retirada do seu embaixador de Bogotá e com a revisão dos acordos econômicos em conseqüência das acusações feitas por seu homologo, Álvaro Úribe, e altos funcionários do seu Executivo, sobre suposta entrega de armas do Exército venezuelano às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

“Vamos retirar o embaixador e vamos deixar o funcionário (diplomático) de menor cargo”, reiterou Chávez. Ao mesmo tempo, advertiu que a próxima declaração verbal ou de outro tipo contra a Venezuela “romperemos relações com a Colômbia: Estamos preparados para isso”.

O mandatário qualificou de “irresponsável” ao presidente Uribe, por “ligar o ventilador” neste caso, enquanto declarou que o material militar desta guerrilha provém dos EUA, Israel e Rússia.

Da mesma forma, informou que “vamos congelar as relações econômicas e substituir as importações que não são imprescindíveis para nós, porque podemos obtê-las do Brasil. Se a Colômbia acredita que dependemos dessas exportações, estão equivocados”.

Encomendou ao vice-presidente da nação, Ramón Carrizález, a revisão de todos os investimentos com a Colômbia. “Poderíamos fechar o gasoduto, reduzir as importações enquanto avaliamos o tema da Embaixada” de Colômbia na Venezuela.

Acrescentou que “este governo é de dar vergonha, é dirigido por irresponsáveis da pior espécie que já conheci. Isto é lamentável”.

“Se o governo da Colômbia não tem respeito pelos vizinhos, é por que não se importam com as relações com eles. Se decidiram abrir as relações para que os EUA instalem não se sabe quantas bases (...) esta é uma agressão. Estão demonstrando que seus vizinhos não valem um pepino. Isto é vergonhoso”, apontou.

Na véspera, o ministro do Interior e Justiça venezuelano, Tareck El Aissimi, qualificou a suposta posse de armas da Venezuela pelas Forças Armadas Revolucionária da Colômbia (FARC) como um “show midiático” e manifestou que “não seria estranho que, novamente, apareça um arquivo que tenha alguma configuração esquisita do supercomputador de Raúl Reyes” e reafirme a acusação.

Segundo o informante da Colômbia, as armas foram supostamente encontradas em operações do exército colombiano contra os chefes mais procurados das FARC. Afirma que no acampamento Gener Garcia “Jhon 40”, chefe da Frente 43, estavam escondidos vários lançafoguetes AT -4, e informa que teriam sido vendidos, há alguns anos, ao exército venezuelano.

A altas horas da noite deste domingo, o presidente colombiano, Álvaro Úribe, deu uma entrevista coletiva na qual falou sobre o assunto: “Sabemos que os grupos terroristas adquiriram lançafoguetes de marcas afamadas nos mercados internacionais de armas (...), levamos nossa queixa aos respectivos países através dos canais diplomáticos”.