"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Comunicado Conjunto # 6



La Habana, 29 de novembro de 2012
As delegações do Governo da República da Colômbia e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo informam que:
Em cumprimento do Acordo Geral para a terminação do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura, concordaram pôr em marcha a Página Web da Mesa de Conversações para facilitar a difusão dos comunicados conjuntos e demais informação proveniente da Mesa, assim como abrir espaço de participação virtual que estabelece o Acordo. A Página, cujo domínio será www.mesadeconversaciones.com.com, entrará em funcionamento no próximo 7 de dezembro de 2012, momento a partir do qual se realizará uma ampla campanha de informação por meios públicos e privados: televisão, rádio, imprensa e outros, para promover a oportuna participação de todos.
Também se acordou o formato para a participação dos cidadãos por meios físicos. Sua distribuição se fará efetiva com o apoio de prefeituras e governações, pelo momento.
No marco da discussão do primeiro ponto da Agenda – Política de Desenvolvimento Agrário Integral – se acordou a posta em marcha do Foro Política de Desenvolvimento Agrário Integral [Enfoque Territorial], que se efetuará em Bogotá nos dias 17, 18 e 19 de dezembro.
Em 28 de novembro, a Mesa atendeu uma das delegações de expertos sobre o tema agrário, segundo o estabelecido no Acordo.
A Mesa acordou receber as conclusões dos foros organizados pelas Comissões de Paz do Congresso da República, que contaram com o apoio da Organização das Nações Unidas Colômbia, através das delegações diplomáticas em Colômbia, dos garantidores do processo: Cuba e Noruega.
As delegações se reuniram no dia de hoje com os representantes de Venezuela e Chile, países acompanhantes, aos quais saudaram e agradeceram sua presença e os informaram dos avanços das conversações.
A Mesa retomará as conversações sobre o primeiro ponto da Agenda na próxima quarta-feira 5 de dezembro.
As delegações convidam a todos os colombianos a participar e manter seu respaldo a este processo de conversações, que deve conduzir-nos à terminação do conflito e à construção de uma paz estável e duradoura. Ademais, reiteram seu agradecimento aos países garantidores, Cuba e Noruega, por seu eficaz apoio ao desenvolvimento das conversações.