"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Farc: ação armada do sábado 7 de dezembro faz parte do conflito


A delegação das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) que participa das negociações de paz em Havana afirmou neste domingo (08/12) que o ataque de sábado (07) em uma cidade no sudeste do país, foi uma "ação armada" que faz parte do conflito no país sul-americano.



"Este fato é uma ação que faz parte do confronto que ocorre em nosso país", disse à imprensa o negociador das Farc, Andrés Paris, que lembrou que o objetivo dos diálogos de paz com o governo é pôr fim a esse confronto.

Paris definiu o fato como "uma ação armada que podemos tipificar dentro de um ataque a uma fortificação militar-policial" localizada no centro de uma cidade, algo proibido pelo direito internacional humanitário, segundo a guerrilha.

De acordo com ele, a população civil é usada como “escudo” e a polícia da Colômbia é “militarizada e um elo importantíssimo do desenvolvimento da guerra contra-insurgente".

Cinco militares, um policial e três civis morreram no sábado em um ataque com explosivos contra o quartel policial de Inzá, no departamento de Cauca.

Paris fez estas declarações antes de uma nova sessão dos diálogos de paz com o governo, a última do 17º ciclo dessas conversas e no qual foram iniciados os debates sobre as drogas ilícitas.
Fonte: anncol.eu