"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Foro de Agricultores colombianos sobre plantios ilícitos


-->


Camponeses, indígenas e afro-descendentes da Colômbia farão em Bogotá, um encontro nacional de produtores de plantios declarados ilícitos no país para coadjuvar e oferecer aportes para construir soluções desde a perspetiva deles mesmos, como produtores que são e, também, para avaliar seus aportes à Mesa de Conversações de paz em Habana.

Participarão aproximadamente 200 delegados. A convocatória foi feita pela Associação Nacional de Zones de Reserva Camponesa, (ANZORC), a Mensa Nacional de Interlocução e Acordo (MIA), a Associação Camponesa do Catatumbo (ASCAMCAT), a Organização Nacional Indígena da Colômbia (ONIC) y COCA NASA, com apoio do Observatório Mundial de Plantios Declarados Ilícitos (OCDI).


Esse primeiro encontro de pequenos proprietários camponeses, indígenas e afro-descendentes, produtores de plantios declarados ilícitos da Colômbia, se realizará durantes os dias 11 e 12 de dezembro de 2013


O encontro, segundo os organizadores, tem como objetivo “fazer aportes para construir soluções desde a perspetiva dos mesmos produtores dos plantios declarados ilícitos”, coincidindo com o debate sobre esse ponto que de trata atualmente na Mesa de Conversações pela Paz, entre o Governo colombiano e as FARC-EP


O encontro terá quatro mesas: 1ª Erradicação forçada das plantas de coca; 2ª Pulverizações com glifosato; 3ª Repressão e 4ª conflito e narcotráfico; assim como os usos tradicionais culturais e alternativos da coca, a maconha e a papoula.


Também, será tratado o tema do Desenvolvimento Agrário Integral com Enfoque Territorial, reconhecimento das realidades múltiplas e os processos de empoderamento dos produtores como bases para conformar grêmios de agricultores da folha de coca na Colômbia.


Foram convidadas ao encontro delegações de indígenas e camponeses produtores de coca de Bolívia, Perú e Equador, afetados pelas pulverizações aéreas com glifosato na fronteira colombo-equatoriana.


Em setembro realizaram-se em Bogotá e em San José del Guaviare, dois foros sobre a solução do problema das drogas ilícitas, organizados a pedido da Mesa de Conversações entre o Governo colombiano e as FARC-EP, que sessiona em Cuba desde novembro de 2012.


Nessa oportunidade os participantes coincidiram na necessidade “de uma mudança radical na forma como o Estado e vários setores percebem os plantios de coca, poupola e maconha” e, solicitaram uma mudança radical na política anti-drogas e deter as pulverizações aéreas e a erradicação forçada.


Fontes: telesur e Prensa Rural