"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 28 de setembro de 2014

Vítimas do Estado em Havana: primeiro reconhecidas, depois ameaçadas


Já são 91 os defensores e defensoras de Direitos Humanos, incluindo integrantes do primeiro grupo de vítimas que viajaram para Havana, que receberam ameaças de morte durante as últimas semanas por parte de grupos paramilitares.


Foram duas as ameaças que, no último dia 09 de setembro, a Corporação Reiniciar havia recebido. Esta entidade promotora de Direitos Humanos recebeu mensagens provenientes do correio aguilasnegrasbloquecapital@gmail.com, em que assinalam como guerrilheiros múltiplos defensores de Direitos Humanos. A última ameaça consistiu em um convite para o funeral de Virgelina Chara, Karen Borrero e Ana Prada, que seria realizado em 18 de setembro de 2014 às 11h da manhã, no caso de que as pessoas citadas não saíssem do país.


A Reiniciar elaborou um comunicado denunciando o caso. Nele faz referência aos 86 ameaçados que, com nome e sobrenome, aparecem nessa "lista negra” por seguirem com o "conto da paz”, incluindo sua diretora, Jahel Quiroga.


Por sua parte, o Movimento Nacional de Vítimas de Crimes de Estado (Movice) denunciou que são 91 os defensores do processo de paz e de Direitos Humanos que receberam ameaças nos últimos dias. Ainda que as mensagens venham de um grupo não identificado, os classificam igualmente de guerrilheiros e os declaram como objetivos militares.


Essas ameaças prometem que "vão caçá-los” e entre as pessoas para quais são dirigidas se incluem integrantes do Movice e algumas das vítimas que viajaram para Cuba no marco do processo de paz com as FARC.


As organizações defensoras de Direitos Humanos mencionadas exigem da Promotoria que realize as investigações pertinentes. Ademais, pedem ao Estado e organizações internacionais celeridade nas investigações e proteção para a vida das pessoas que se encontram em perigo.
--
Fonte: Colombia informa