"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Venezuela rompe recorde com mais de 10 milhões de estudantes


Venezuela encerrará 2014 com a maior matrícula de estudantes em sua história, com dez milhões 508 mil 538 estudantes. Só neste ano, o Estado venezuelano investiu 6,9 por centro do Produto Interno Bruto [PIB] na área educativa, universitária e tecnológica.

Na República Bolivariana de Venezuela, as políticas públicas de democratização da educação desde a chegada do Governo revolucionário ao poder permitiram que em 2014 a matrícula em todos os níveis do país chegasse ao histórico de dez milhões 508 mil 538 estudantes, noticiou uma fonte local. Dos mais de dez milhões de estudantes, seis milhões 156 mil 076 são estudantes registrados em escolas e liceus públicos; um milhão 722 mil 462 em escolas e liceus privados e dois milhões 630 mil universitários, o que representa a maior matrícula na história do país, até o momento. [a população da Venezuela é de 30 milhões –dados de 2013- n.t.]
Inclusão social
Nos primeiros 15 anos de Revolução Bolivariana, a matrícula em educação inicial –que inclui crianças de entre três a seis anos de idade- mudou da seguinte maneira:
  • Passou de 45 para 77 por cento;
  • O primário, entre seis e 12 anos, se incrementou de 86 a 96 por cento;
  • O secundário, que compreende jovens de entre 12 a 18 anos, subiu de 48 para 76 por cento;
  • O número de universitários se incrementou em 294 por cento.
Nesse sentido, o Presidente Nicolás Maduro projetou recentemente “ir mais além” e chamou a fazer em Venezuela uma “Revolução do Conhecimento para avançar para uma revolução profunda no campo da educação, da pesquisa científica, da aplicação da ciência e da tecnologia ao desenvolvimento material, físico, econômico do país”.
Investimento
  • Em 2014 o Estado venezuelano investiu 6,9 por cento do Produto Interno Bruto [PIB] na área educativa, universitária e tecnológica.
  • Entrega de computadores portáteis “Canaima” a 3.4 milhões de crianças, estudantes de primário e secundário [ensinos fundamental e médio].
  • Previamente ao começo deste ano letivo se construíram 150 novas escolas e outras 8 mil instituições foram recuperadas com o Plano de Manutenção Escolar.
  • Pagamento de 39 mil prestações sociais de um total de 85 mil professores e pessoal educativo aposentado em todo o país. O restante do grupo se cumprirá em 2015.
Em setembro foi criada a Comissão Nacional de Alimentação Escolar [CNAE] em substituição ao Programa de Alimentação Escolar [PAE], que garante café da manhã, almoço e merenda a mais de quatro milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas.
Inclusão universitária
  • Dois milhões 630 mil universitários, cifra reconhecida pela Unesco como a quinta maior matrícula universitária do mundo e a segunda mais alta da América Latina;
  • Incremento do número de estudantes em 294 por cento ao passar de 894 mil 418 em 2000 para dois milhões 630 mil em 2014;
  • 30 novas universidades;
  • 44 programas nacionais de formação;
  • Bolsas para mais de 200 mil estudantes através da Fundação Gran Mariscal de Ayacucho [Fundayacucho] para estudos de pré-graduação e pós-graduação em Venezuela e outros países do mundo.


Consulta educativa


Um fato inédito para a história de Venezuela foi a realização da Consulta Nacional pela Qualidade Educativa, na qual participaram mais de 7 milhões de cidadãos venezuelanos –entre pais, estudantes, professores, diretores, movimentos sociais- para definir as bases que regerão o sistema educativo nacional durante os próximos 10 anos.
Os participantes coincidiram em reivindicar como modelo escolar no país o das escolas bolivarianas, projetado pelo Comandante Hugo Chávez em 1999 e vigente em 7 mil 499 das 14 mil escolas públicas do país.



Por: teleSUR-AVN/JM
Tradução de Joaquim Lisboa Neto