"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 13 de dezembro de 2014

Unasul aprovou conceito de cidadania sul-americana


Samper confirmou que “o conceito de cidadania se lançaria durante a cúpula da Unasul, é o direito dos sul-americanos a ficar na casa, viajar pela casa, ficar a trabalhar, estudar, o direito a integrar-se”.
O secretário-geral da União de Nações Sul-americanas [Unasul], Ernesto Samper, informou que se aprovou o conceito de “cidadania sul-americana” para impulsionar o livre trânsito na região.
Aprovamos o conceito de cidadania sul-americana. [...] Qualquer sul-americano pode optar pelo visto de residente para trabalhar, pode exercer seu direito a homologar os títulos, direito a ter a proteção consular, direito dos emigrantes a ter uma proteção efetiva”, pontualizou Samper.
Agregou que o direito ao passaporte sul-americano poderia ser o registro mais importante que se tenha conquistado.
Durante sua intervenção na oitava Reunião do Conselho Presidencial da Unasul, explicou que a solidariedade é necessária para fechar as brechas que caracterizam um panorama absolutamente desigual na região.
A proposta de Ernesto Samper é criar uma cidadania comum para 400 milhões de sul-americanos para que se complemente com os ideais de integração regional que a Unasul cultiva.


-- 
Equipe ANNCOL - Brasil