"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 11 de julho de 2008

Assassinado John Fredy Correa Falla, defensor dos direitos humanos

por Agencia Prensa Rural/Colombia

No sábado, 5 de julho, às sete da manhã, no bairro Los Alcázares de Manizales, foi assassinado o membro do Comitê Permanente pela Defesa dos Direitos Humanos (CPDH) de Chinchiná e de Caldas, John Fredy Correa Falla.

Segundo o jornal local, La Pátria, Correa saía de sua casa em sua caminhonete cinza, Chevrolet Luv 4x4, com placa PES 987 de Pereira, rumo ao seu trabalho. Pouco depois, na rua 4B 1 com a avenida 19ª, quatro homens em duas motos o interceptaram e dispararam sobre ele.

Segundo Eduardo Bohórquez López, diretor do Corpo Técnico de Investigação (CTI), parece que a vítima de 46 anos conseguiu sair de seu veículo para defender-se de seus algozes, mais morreu com múltiplos tiros na cabeça, em frente a uma tenda na rua 14ª com avenida 21. Segundo informações obtidas no Departamento de Polícia de Cladas, Correa Falla era oriundo de Rionegro (Antioquia).

As autoridades asseguraram à imprensa local que não conheciam os motivos do assassinato e que não tinham pistas dos assassinos.

No entanto, o CPDH de Caldas assegurou, em comunicado público que o assassinado defensor de direitos humanos tinha medidas de proteção e havia sido vítima de ameaças, assim como sua família, por paramilitares que fazem presença em Chinchiná, Santa Rosa de Cabal, Dosquebradas e Pereira. Eles haviam oferecido dinheiro por sua vida, como ele pessoalmente havia denunciado diante da Fiscalía local.
http://prensarural.org/spip/spip.php?article1357