"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 3 de julho de 2008

Fingindo operação militar das FARC, governo resgata Ingrid Betancourt




O governo colombiano anunciou há poucas horas a libertação, por parte do Exército oficial, de Ingrid Betancourt, os três mercenários estadunidenses e 11 militares capturados em combate pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia FARC-EP.




A notícia ocupou os principais espaços dos meios informativos do mundo e causou múltiplas manifestações de apoio e solidariedade às famílias dos detidos pelas FARC-EP.


O Ministro de Defesa, em discurso televisionado, apresentou alguns detalhes da operação, que esteve inspirada, segundo a Revista Semana, na ação efetuada pelas FARC-EP há 5 anos, quando foram capturados os deputados do Valle, assassinados ao que parece por mercenários a serviço do Estado, em uma tentativa de resgate à sangue e fogo.


Ainda se desconhece a versão da insurgência e o estado e paradeiro dos guerrilheiros capturados; espera-se a reação de centenas de presos políticos nas prisões colombianas que viam na troca de prisioneiros a possibilidade de reaver sua liberdade e como o primeiro passo rumo a um processo de negociação política dialogada ao conflito social e armado cujas causas, conforme a insurgência assinala constantemente, continuam vigentes.