"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 6 de julho de 2008

Vinte milhões de dólares: o custo da libertação de Ingrid Betancourt

Fontes bem confiáveis francesas, citadas pela Rádio da Suíça francesa afirmam que a operação exitosa para a libertação de Betancourt, os três mercenários estadunidenses e membros das FFMM colombianas, que o exército colombiano anunciou com todo o alvoroço, como a mais importante, jamais realizada na América Latina, não é mais que um folhetim medíocre. Esta informação é o resultado de fontes do analista francês Fréderic Blassel, da sucursal em Washington Patrick Chaboudez e o analista internacional Pierre Bavaud.

Redação Anncol

O cenário Internacional dessa operação é a seguinte:

A) Necessidade dos EUA de libertar os únicos estadunidenses prisioneiros de guerra no mundo, sobretudo, antes do final do governo de George Bush.

B) França acaba de assumir a presidência da União Européia, e Nicolas Sarkozy necessitava de um golpe midiático contundente para que esquecessem o NÃO ao tratado europeu, dado pelo povo da Irlanda. França sempre pagou por todos os cidadãos que libertou no mundo.

C) Uribe vêm sendo questionado pela corrupção que invadiu toda a coalizão de seu governo, além da própria emenda que aprovou a sua re-eleição ter sido delituosa, e por último, o pronunciamento da Corte Suprema que freia as possibilidades de Uribe, de tentar se eleger novamente para um terceiro mandato.

Acontecimentos que precederam a famosa operação do ponto de vista político-militar:

A) A prisão da companheira sentimental do responsável pela custódia dos prisioneiros de guerra. Acredita-se que através dela iniciou-se a operação de infiltração e promessa de pagamento ao seu companheiro que se presta ao jogo do pagamento de recompensa. A rádio citada, manifesta que Ingrid a viu quase nua, e amarrada muito perto do helicóptero.

B) A suposta utilização, por parte do exército, das logomarcas de uma ONG internacional, a rádio não cita essa informação, mas segundo outra fonte, poderia ser do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

C) El Tiempo e os principais jornais do país ligados ao governo, mencionaram um suposto encontro, autorizado pelo presidente Uribe entre o enviado Suíço, o senhor J-Pierre Gontard e o enviado francês Noel Sáez e o novo comandante das FARC-EP Alfonso Cano.

O que se gerou com este ridículo espetáculo do regime colombiano e seu exército.

A) Com esta liberação, se está lançando a próxima re-eleição de Uribe, certas fontes especulam que sua fórmula, poderia ser a própria Betancourt. A re-eleição é a única maneira de Uribe se garantir a imunidade frente a todos os delitos que cometeu.

B) Mostrar esta suposta operação como o clímax da segurança democrática.

C) Outro falso positivo, como nos tem acostumado o exército, Juan Manuel Santos, Uribe e, em geral, todo o regime colombiano.

D) Uribe se vangloria com os gringos, como o lacaio maior, e com a França, dando a mão a Sarkozy.

E) Criar o ambiente propício para mostrar uma suposta derrota insurgente e pressionar internacionalmente –Ingrid já começou- a desmobilização das FARC-EP.

Respostas que o povo colombiano deve saber

A) Que organização internacional o exército colombiano forjou em sua operação?

B) Aconteceu, ou não, a viagem dos enviados suíço e francês com Alfonso Cano e que papel tiveram eles nesse acontecimento?

C) Porquê o exército colombiano se sujeitou a este espetáculo, mostrando uma capacidade técnica e de inteligência que não possui.

D) Onde está a companheira do guerrilheiro responsável pelo cuidado dos prisioneiros, agora libertados?

E) Um pronunciamento da insurgência poderia dar mais detalhes sobre este acontecimento.

http://info.rsr.ch:80/fr/news/Ingrid_Betancourt_une_liberation_achetee.html?siteSect=2010&sid=9296449&cKey=1215171066000