"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 16 de julho de 2008

Na COLÔMBIA aparece sem vida o dirigente sindical Guillermo Rivera Fúquene

Gabriel Becerra, coordenador do comitê pela vida e liberdade de Guillermo Rivera Fúquene informou que o corpo sem vida do sindicalista da Controladoria Distrital foi encontrado na cidade de Ibague, capital do Departamento de Tolima.

Por Hernán Durango/Pacocol

Bogotá. “Lamentamos informar ao movimento social e à opinião pública nacional e internacional que no dia de hoje, terça-feira 15 de julho, se foi conhecido oficialmente o aparecimento na cidade de Ibagué, do corpo sem vida do companheiro Guillermo Rivera Fúquene, dirigente sindical e político, desaparecido no último 22 de abril na cidade de Bogotá”, afirma em um comunicado público.

As informações preliminares indicam que o dirigente sindical foi assassinado e sepultado como NN no dia 28 de abril, seis dias depois de seu desaparecimento. É um assassinato que não está sendo esclarecido e no qual os indícios continuam comprometendo os efetivos da Policia Nacional, como expressão de um novo crime de Estado, por ação ou por omissão.

O integrante do Comitê que encaminhou a busca de forma permanente pelo dirigente sindical e militante de esquerda aponta que o trabalho de denúncia nacional e internacional não pode parar. O assassinato de Guillermo Rivera constitui mais uma agressão ao movimento sindical e à oposição política que o governo nacional continua escondendo em sua imprensa e em seus cânticos de guerra.

O comitê faz um chamado a todos os setores democráticos a pronunciar-se e mobilizar-se contra essa nova agressão, no momento em que apenas se convocam a rechaçar os seqüestros, ignorando a permanência no país de outros crimes como a existência de mais de 15.000 desaparecimentos forçados, o deslocamento de quatro milhões de populares e o assassinato permanente de líderes do movimento popular e da oposição política, como no caso de Guillermo Rivera Fúquene.

Para informar os detalhes sobre o caso e organizar questões relativas ao sepultamento, foi convocada uma reunião de emergência de diferentes organizações sindicais, políticas, comunitárias, de juventude, para essa quarta-feira 16 de julho, a partir das 08:00, nas instalações da Central Unitária dos Trabalhadores - Cll.35 con 7-25 – 9º andar na capital colombiana.

Em Alerta trabalhadores da Controladoria Distrital por novas ameaças

Os 989 trabalhadores do departamento de controle no governo local se sentem amedrontados pelas ameaças de morte proferidas na quinta-feira 10 de julho, por meio de ligações telefônicas para Jairo Astunduaga, presidente da Associação ASFUCONDIS. Como se fosse pouco o desaparecimento do dirigente sindical Guillermo Rivera Fúquene ocorrida em 22 de abril, agora pretendem intimidar os seus colegas comprometidos com sua busca. Os trabalhadores reclamam ao titular da instituição, Dr. Miguel Angel Morales-Russi a assumir a exigência de celeridade nas investigações dos órgãos responsáveis por esclarecer este atentado contra a tranqüilidade e o bom desempenho pessoal.

Os trabalhadores da Controladoria, os familiares e amigos de Guillermo Rivera organizam para o próximo 21 de agosto um foro nacional e internacional sobre os desaparecimentos forçados, na sede da Câmara Distrital de Bogotá, onde apresentaram um informe completo sobre este novo crime contra o sindicalismo colombiano.


Enlace original