"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Comunicado Conjunto ELN e FARC-EP



 Os máximos comandantes do Exército de Libertação Nacional [ELN] e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo [FARC-EP] comunicamos aos integrantes das duas organizações, a suas massas organizadas, a seus simpatizantes, ao povo colombiano e à opinião pública nacional e internacional que, em algum lugar da pátria, celebramos uma reunião de cúpula, em meio a um fraternal ambiente de unidade e camaradagem, com o propósito de fortalecer os avanços do processo unitário do movimento guerrilheiro e revolucionário de nosso país.
Na referida reunião, além de tratar, refletir e superar definitivamente diversos incidentes que conduziram no passado a contradições, distanciamentos e choques entre as duas forças, abordamos diferentes assuntos de caráter estratégico para o futuro da nação.
Entre eles, destacamos a importância de trabalhar pela unidade de todas as forças políticas e sociais empenhadas na realização de mudanças profundas na sociedade, sua economia, a política e a institucionalidade colombiana; a importância que tem a Paz com Dignidade e Justiça Social para o futuro da nação e do continente, assim como o reconhecimento expresso e sincero que qualquer solução ao conflito interno de nosso país pelas vias do diálogo passa pela inevitável necessidade de adiantar conversações com toda a insurgência colombiana.
Em Nossa América sopram hoje poderosos ventos para a democracia, a soberania, a justiça social, o bem viver e a integração de nossos povos. Os colombianos não podemos permanecer à margem deste processo histórico para a definitiva independência.
O ELN e as FARC-EP, comprometidos e unidos no mesmo objetivo de alcançar uma sociedade democrática, includente, soberana e em paz para os colombianos, convidamos a todo nosso povo a trabalhar unido e a mobilizar-se nessa direção.


Montanhas de Colômbia, Junho de 2013.
Nicolás Rodríguez Bautista                       Timoleón Jiménez
Comandante ELN                             Comandante das FARC-EP