"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 16 de julho de 2013

Minga Informativa de Movimientos Sociales


24 de Julho – Solidariedade com o Processo Revolucionário de Venezuela
Tradução: Joaquim Lisboa Neto

Estimados companheiros e companheiras

No dia 24 de julho próximo se cumpre um novo natalício de Simón Bolívar, e os movimentos sociais de Nossa América vamos nos mobilizar para manifestar nosso apoio ao processo revolucionário de Venezuela que tem no Libertador um líder e referência histórica da batalha pela libertação de nosso continente.

O processo de mudança venezuelano, iniciado no ano 1998 pelo comandante e líder supremo da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez Frías, tem significado uma referência para todos os povos da América e do mundo que lutam e sonham com um mundo diferente.

A ALBA, o PetroCaribe, UNASUL e a CELAC, todos esforços que apontam para construir outra América mais unida sob seus próprios interesses e não os do imperialismo, não haveriam sido possíveis sem o desenvolvimento e a consolidação da Revolução Bolivariana. A chama emancipadora que manteve acesa nossa heroica Cuba durante os duros anos de hegemonia neoliberal tomou força a partir do Socialismo do século XXI venezuelano e outros paradigmas de ruptura com o sistema capitalista que se constroem na ALBA. Por tudo isto é que no próximo 24 de julho os movimentos sociais mostraremos nosso mais comprometido apoio ao povo Venezuelano, seu processo revolucionário e seu atual líder e presidente eleito democraticamente, Nicolás Maduro.

Por sua vez, queremos cercar de nossa mais ampla solidariedade ao processo de mudança de Venezuela, porém também de países como Bolívia, Equador e Nicarágua frente aos ataques imperialistas que se recrudesceram nos últimos meses. Queremos reafirmar nosso rotundo apoio ao presidente democrático e líder da Revolução Bolivariana Nicolás Maduro, assim também como ao presidente Evo Morales frente aos recentes acontecimentos que se sucederam na Europa. Esse avassalamento é uma mostra mais das provocações e operações do governo dos Estados Unidos que quer fazer todo o possível para deter os processos de mudança que se vivem em nosso continente e que os povos deixem de ser protagonistas de seus próprios destinos.

Por todo o manifestado, os movimentos sociais de Nossa América nos convocamos:
  1. No próximo 24 de julho para mobilizar-nos e realizarmos diferentes atividades em cada um de nossos países para demonstrar uma vez mais que a América está de pé e avança, como dizia José Martí, para sua segunda e definitiva independência.
  2. Também realizaremos um tuitaço no 24 de julho. A equipe de comunicação informará sobre isto.


Viva a Revolução Bolivariana!
Viva o presidente Nicolás Maduro!
Vivam os pueblos de América!
Chávez vive, a lucha segue!

Secretaria Operativa
Articulação Continental de Movimentos Sociales para a ALBA