"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Movimentos sociais e personalidades convocam a solidariedade com Colômbia


Um novo encontro de solidariedade com o processo de paz colombiano terá lugar na cidade de Caracas, Venezuela, entre 4 e 6 de setembro próximo. O Congresso Internacional pela Paz na Colômbia se organiza por movimentos sociais junto a intelectuais, ativistas, parlamentares, artistas e líderes ecumênicos.



Unimos nossas vontades no empenho de contribuir a uma solução política ao conflito que vive há mais de cinquenta anos esse povo irmão”, expressa a mensagem da convocatória, assinada por reconhecidos intelectuais como o uruguaio Eduardo Galeano, o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, o ator e ativista Danny Glover, o bispo brasileiro Pedro Casaldáliga e o teólogo e escritor Frei Betto.

A intenção deste Congresso é unificar critérios e agendas para o desenvolvimento de ações globais com vistas a gerar um ambiente internacional propício para o bom desenvolvimento do processo de paz na Colômbia, e potencializar os esforços de paz de colombianas e colombianos neste sentido. Somos conscientes de que o horizonte de paz não será completo sem a participação nos diálogos do Exército de Libertação Nacional [ELN] e do Exército Popular de Libertação, EPL”, acrescenta o texto.

Considerando que “a paz com justiça social, dignidade e soberania para a Colômbia é um tema de importância estratégica para toda a humanidade”, estes movimentos sociais e personalidades comprometidas com a paz referem, ademais, a oportunidade que significa a mesa de conversações entre o governo do presidente Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo – FARC-EP instalada em Havana, Cuba, para a saída ao conflito.

O momento político atual na Colômbia e o entorno regional reclamam canalizar a solidariedade expressada em diversas latitudes com a exigência de que ninguém se levante da mesa enquanto não se chegue à terminação do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura”, concluem em seu chamado à opinião pública para o Congresso Internacional pela Paz.



Junte-se à convocatória ao evento
Convocatória
Juntos e juntas pela paz na Colômbia

Os abaixo-assinados, ouvindo o clamor do povo colombiano, unimos nossas vontades no empenho de contribuir para uma solução política ao conflito que vive há mais de cinquenta anos esse povo irmão. Conscientes de que a paz com justiça social, dignidade e soberania para a Colômbia é um tema de importância estratégica para toda a humanidade, convocamos ao Congresso Internacional pela Paz na Colômbia a realizar-se nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2013 na cidade de Caracas, Venezuela.

A intenção deste Congresso é unificar critérios e agendas para o desenvolvimento de ações globais com vistas a gerar um ambiente internacional propício para o bom desenvolvimento do processo de paz na Colômbia e potencializar os esforços de paz de colombianas e colombianos neste sentido. Somos conscientes de que o horizonte de paz não será completo sem a participação nos diálogos do Exército de Libertação Nacional, ELN, e do Exército Popular de Libertação, EPL.

Nós, intelectuais, ativistas sociais, parlamentares, artistas, líderes ecumênicos, mulheres, estudantes, campesinos de todas as raças e de todo o mundo, recebemos com alegria e esperança os notórios avanços das conversações que têm lugar em Havana, Cuba, entre o governo do presidente Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo, FARC-EP. Ao mesmo tempo, celebramos que a voz de cores diversas do povo colombiano se levanta unida e forte para concretizar os caminhos da paz.

O momento político atual na Colômbia e o entorno regional reclamam canalizar a solidariedade expressada em diversas latitudes com a exigência de que ninguém se levante da mesa enquanto não se chegue à terminação do conflito e à construção de uma paz estável e duradoura.

  1. Adolfo Pérez EsquivelPrêmio Nobel da Paz, Argentina.
  2. Eduardo GaleanoEscritor, Uruguai.
  3. Dom Pedro Casaldáliga, Bispo Emérito São Félix do Araguaia, Brasil.
  4. Mireille Fanon-MendèsFundação Frantz Fanon, França.
  5. Bispo Medardo E. GómezIgreja Luterana Salvadorenha. El Salvador.
  6. Frei Betto, Teólogo, Escritor e jornalista, Brasil.
  7. Agustin Lao MontesProfessor, Centro de Sociologia para América Latina, estudos caribenhos e latinos, estudos afro-americanos, Universidade de Massachusetts em Amherst, Estados Unidos.
  8. Nidia Arrobo RodasFundação Povo Índio do Equador.

   Ver todos      /    Adherirse