"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Governos europeus e Comissão Européia: lacaios dos EUA


 

Autor: Alejandro Teitelbau,
Fonte: anncol.eu


A proibição, decidida pelos governos da Espanha, França, Itália e Portugal, de sobrevoar seus respectivos espaços aéreos para o avião que transportava o Presidente da Bolívia, Evo Morales, além de violar os princípios mais elementares do direito internacional e particularmente o direito diplomático, mostrou de forma grotesca o grau de submissão da maioria dos governos europeus e da Comissão Européia ao governo dos Estados Unidos.

Esta submissão não é de hoje, mas o ponto de inflexão ocorreu devido aos atentados contra as torres gêmeas em setembro de 2001 e cavalgou sobre a histeria antiterrorista em escala mundial fomentada pelos EUA.

No que concerne ao uso do espaço aéreo europeu, os EUA assumiram o controle naquele mesmo ano.

Em novembro de 2001, o embaixador Francis X. Taylor, coordenador de antiterrorismo do Departamento de Estado dos EUA, escrevia o seguinte: “Os aliados da OTAN acordaram prover aos EUA de uma ampla ajuda que solicitamos, isto inclui o uso ilimitado do seu espaço aéreo, instalação de bases, portos marítimos, logística... Temos desenvolvido também um Programa de Interceptação de Terroristas (TIP), que utiliza modernos sistemas de bancos de dados para ajudar na identificação de potencias terroristas que tentem cruzar as fronteiras internacionais. Este programa terá sua máxima efetividade nos países que são importantes centros de transporte”. (Embaixador Francis X. Taylor, “Terrorismo: políticas y medidas antiterroristas estadounidenses”, Oficina del Coordinador de Antiterrorismo, Departamento de Estado de Estados Unidos em Agenda de la Politica Exterior de los Estados Unidos de América. Publica Electrónica del Departamento de Estado de Estados Unidos. Volumen 6, número 3, noviembre de2001.

Isto serviu para que os governos europeus dessem seu consentimento para os chamados “vôos secretos da CIA” em que os ianques utilizavam o espaço aéreo europeu para transportar supostos terroristas para prisões secretas onde eram submetidos a torturas.

Dick Marty, relator especial da Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa para a questão dos vôos secretos da CIA, revelou, em junho de 2007, que entre 2002 e 2005 a CIA manteve pessoas aprisionadas em prisões secretas na Polônia e Romênia.

Afirmou também que um acordo secreto entre os EUA e a OTAN, de outubro de 2001, permitiu à CIA fazer essas detenções e realizar outras atividades ilegais na Europa. 

Em março de 2007, Marty, em obediência ao mandato recebido da Assambléia Parlamentar do Conselho da Europa, apresentou ao Comitê de Assuntos Legais e de Direitos Humanos da mesma, um Memorando Introdutório sobre as “Listas negras do Conselho de Segurança” [(AS/Jur (2007) 14-19 March 2007 ajdoc14 2007 Committee on Legal Affairs and Human Rights - UN Security Council black lists - Introductory memorandum- Rapporteur: Mr Dick Marty, Switzerland, Alliance of Liberals and Democrats for Europe].

O Relator conclui que as “listas negras” não somente violam direitos fundamentais, mas desacreditam a luta internacional contra o terrorismo. O relatório tem como anexo  uma pesquisa sobre a questão de autoria de Symeon Karagiannis, professor de direito público da Universidade Robert Schuman de Strasburg. A Assembléia Parlamentar, em junho de 2007, aprovou o relatório de Marty sobre as prisões secretas e, em novembro de 2007, a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Assuntos Legais da mesma Assembléia aprovaram seu relatório sobre as “listas negras”.

Esse controle do espaço aéreo europeu pelos EUA, com o consentimento expresso dos governos europeus, agora foi usado para proibir o avião que transportava o presidente da Bolívia, Evo Morales, de sobrevoá-lo, como o pretexto de que levava a bordo a Snowden.

As revelações de Snowden são uma atualização do que todo o mundo interessado sabe, já a bastante tempo: as agências de inteligência anglo-saxões (EUA, Grã Bretanha, Austrália, Canadá y Nova Zelândia) possuem há anos um sistema de espionagem chamado ECHELON, através do qual se espiona todo o mundo, com a finalidade de, principalmente, atuar com vantagem no plano econômico, com o pretexto de vigiar as atividades terroristas.

A novidade trazida por Snowden, entre outras, é que os progressos tecnológicos para interceptar e selecionar milhões de comunicações diárias superaram de longe o ECHELON e que os grandes da internet como Google, Facebook e Yahoo (todos norte-americanos) transmitem toda a informação que circula pelas suas redes aos serviços de “segurança” dos EUA. O sistema internacional de transações financeiras, SWIFT, também é controlado pelos mesmos serviços de espionagem.

Se os governantes europeus tivessem um mínimo de dignidade, deveriam agradecer publicamente a Snowden e lhe oferecer asilo político.

Contrariamente, se baseiam em rumores de que Snowden (um terrorista para o governo dos EUA) estaria a bordo, no avião de Morales, para atuar servil e precipitadamente, violando as regras mais elementares do direito internacional.

Cabe destacar a atitude hipócrita do presidente da França, François Hollande, que simula se inteirar da espionagem norte-americana após as denuncias de Snowden e – “pour la galerie” –  indigna-se, “exige” que a espionagem cesse “imediatamente” e, alguns dias depois, sua administração admite desavergonhadamente as ordens do “Big Brother”.