Democracia Participativa 4 x 0 Obscurantismo da Mídia
O fraco
desempenho da Celeste no início da Copa do Brasil contrasta com os
golaços marcados pelo Uruguai em outros gramados. Isto é mais uma
prova da autonomia do futebol e da política, fenômeno que setores
da direita e da “extrema esquerda” (seja lá o que isso for!)
decidiram contrariar com essa bobagem do #NÃOVAITERCOPA.
Nos
últimos tempos, após a aprovação de medidas que acentuam o
caráter laico e republicano do Uruguai - como as leis do aborto, do
casamento gay e das drogas -, o lance mais brilhante de Mujica, o
carismático ex-dirigente Tupamaro e atual presidente do país, foi a
criação do Sistema de Diálogo e Consulta (SDC) entre o Ministério
das Relações Exteriores e as organizações da sociedade civil.
Este foi, sem dúvida, um quarto golaço da esquerda democrática
uruguaia.
O SDC,
instituído pelo Decreto No. 25/014, cria canais institucionais de
intercâmbio de informação, opinião e diálogo com a sociedade
civil numa área antes tida como exclusiva dos Estados Nacionais e de
alguns grupos empresariais. Antiga reivindicação dos movimentos
sociais e organizações da sociedade civil brasileira, o SDC
fortalece a democracia participativa no país vizinho.
Assinado
em 8 fevereiro de 2014, o decreto não foi divulgado no Brasil pelos
mesmos setores da mídia conservadora que hoje fazem este absurdo
estardalhaço obscurantista contra o Decreto No. 8.243 da presidente
Dilma, que institui o Sistema Nacional de Participação Social
(SNPS).
As
modalidades de participação previstas pelo decreto uruguaio são
quatro: acesso à informação, diálogo com a cidadania, consulta à
cidadania e participação direta.
No que se refere ao acesso à informação o decreto determina que o Ministério das Relações Exteriores divulgue informações de caráter público acerca de suas políticas, planos e ações; crie um banco de dados público sobre as organizações que se incorporam ao SDC; disponibilize informações relevantes em site especifico do MRE, e promova atividades presenciais para divulgar essas informações.
No que se refere ao acesso à informação o decreto determina que o Ministério das Relações Exteriores divulgue informações de caráter público acerca de suas políticas, planos e ações; crie um banco de dados público sobre as organizações que se incorporam ao SDC; disponibilize informações relevantes em site especifico do MRE, e promova atividades presenciais para divulgar essas informações.
Quanto ao
diálogo com a cidadania, realizado para conhecer a opinião das
organizações sociais sobre temas da política externa, são
instituídos dois canais específicos: as plenárias e as comissões.
Dirigidas pelo Ministro das Relações Exteriores, as plenárias
serão convocadas ao menos uma vez por ano, e serão formadas por
representantes das organizações sociais que desejem participar. As
comissões, por sua vez, se reunirão duas vezes ao ano e, sem
prejuízo de outras que venham a ser futuramente formadas, são até
agora as seguintes: 1) Gênero; 2) Integração Regional e Fronteira;
3) Promoção dos Direitos da Cidadania no Exterior e na República;
4) Organismos Multilaterais.
A consulta
à sociedade civil, terceira modalidade de participação social,
prevê a solicitação por parte do Ministério das Relações
Exteriores da opinião por escrito de uma ou várias organizações
sobre temas relevantes da agenda da política externa. Finalmente, a
participação direta estabelece que o Ministério das Relações
Exteriores possa convidar representantes das organizações sociais a
participar de missões oficiais nas reuniões internacionais de
caráter multilateral ou regional.
A
identidade de propósitos entre as iniciativas no Uruguai e no Brasil
demonstram a possibilidade de compatibilizar as políticas públicas
entre nossos países no Mercosul.
De fato,
os Decretos dos presidentes Mujica e Dilma fazem parte do
“irresistível avanço da democracia”, tendência apontada pelos
liberais do século XIX que as nossas elites jurássicas jamais
assimilaram. Em face do esgotamento da democracia real, da crise de
representação dos partidos políticos e do crescente sentimento de
insatisfação da sociedade - principalmente da juventude - com o
sistema político, estes Decretos representam uma saudável medida de
reinvenção da política.
Trata-se,
na verdade, de um autêntico gol de placa da democracia
participativa!
(*) José Renato Vieira Martins é professor de Sociologia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e vice-presidente do Foro Universitário Mercosul. Foi chefe da assessoria internacional da Secretaria Geral da Presidência da República no segundo governo Lula. renato.martins@unila.edu.br
(*) José Renato Vieira Martins é professor de Sociologia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e vice-presidente do Foro Universitário Mercosul. Foi chefe da assessoria internacional da Secretaria Geral da Presidência da República no segundo governo Lula. renato.martins@unila.edu.br