"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Lula volta a voar



Certamente não há fato político mais importante para o Brasil e para América Latina nos últimos dias do que a decisão de Lula voltar a ocupar lugar central na defesa do governo Dilma, além de ter declarado, também, que se necessário pode voltar a ser candidato nas próximas eleições


Mais significativa ainda  é a expressão utilizada por Lula para anunciar esta decisão: ” Só se mata passarinho que não voa. Eu vou voar!”, disse ele. As palavras escolhidas correspondem  à consciência do seu próprio significado hoje para o povo brasileiro e  também respondem  ao grau de agressividade e ameaças criminosas que foram captadas nas manifestações de rua organizadas pela direita, diretamente contra Lula e  Dilma.



A disposição anunciada por Lula, inclusive o seu encontro com o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, com enorme presença de jovens manifestando vontade de ação  política, indicam as condições existentes no Brasil  hoje, não apenas para derrotar as iniciativas golpistas, como também, para que o governo Dilma dê a volta por cima e adote medidas populares, na linha do que já significam o programa Mais Médicos, Minha, Casa Minha Vida etc, rompendo com a inclinação adotada pelo Plano Levy.



Lula é o líder de um projeto de mudanças sociais ainda não concluído, mas já duramente ameaçado pela direita. A decisão de Lula de voar pelo país, de estar no centro da defesa de Dilma contra o golpismo, é o melhor estímulo que as forças progressistas poderiam receber neste momento, aqui e na América Latina,  em que se fazem necessárias unidade, resistência e mobilização!

Beto Almeida
Membro do Diretório da Telesur