"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 24 de fevereiro de 2008

ANNCOL Notas


ANNCOL/Juan Carlos Vallejo




Lêem-nos e acreditam em nós

ANNCOL é o meio escrito mais lido pela narcodemocracia colombiana, segundo fontes oficiais que pediram o anonimato.
Desde generais, passando por bispos, ministros e jornalistas a serviço da grande imprensa, a ANNCOL tem se constituído em fonte obrigatória de consulta até para trabalhos escolares em colégios e universidades. Mas nem tudo fica na Colômbia. A ANNCOL também é fonte de consulta para governos e cidadãos estrangeiros que querem conhecer a realidade colombiana. Em que pesem os ataques tecnológicos com que têm ‘derrubado’ várias vezes a página web e as constantes acusações falsas e injustas, a ANNCOL segue. A ANNCOL não se cala.


Ouvem-nos e acreditam em nós

Também atiram pedras contra a Rádio Café Stéreo (escrevemos com seu nome original e sem aspas). Mas as ondas de rádio da dignidade não se detêm. Quem faz a Rádio Café Stéreo é a voz dos que não possuem voz, como dizia Jesús Maria Valle Jaramillo, ao referir-se ao trabalho dos defensores dos direitos humanos. Por essa simples e plana razão, a Rádio Café Stéreo segue no ar.
Disse Eduardo Galeano: “Ao fim e ao cabo, como bem diz o velho provérbio, são as árvores que dão frutos as que recebem as pedradas”.


Bula das FARC – EP

Resiste em aceitar a cavernosa Igreja Católica colombiana que não é bem vinda como “mediadora”, porque nunca foi neutra. Seu histórico acompanhamento das elites e acirrada defesa do status quo, lhe tem passado a conta.
Quem foi que se negou a rezar uma missa pela alma de Bernardo Jaramillo? Por rádio, televisão e jornais, Raul Reyes tem manifestado que com sua atitude, tanto o governo espanhol como a Igreja Católica “se auto excluíram”. Mas a igreja disse que quer uma comunicação oficial. Rara e suspeita insistência. No en tanto, as FARC – EP estão escrevendo uma bula.


Testemunho contra congresista

- Eu Quero denunciar que é certo que a congressista mentiu.
- Senhora, todos os congressistas mentem, por isso e para isso então aí. Mas se quer fazer uma denúncia procure pela Procuradoria. Mas não procure agora. Não sabe que hora é aquí? É madrugada!
- Não, não. Se procuro a Procuradoria me matam. Não vê que eu estou na Colômbia?
- Ah, caramba! Como você se chama?
- E você acha que vou dar meu nome para que me matem?
- Senhora, como faço sem seu nome?
- Veja, eu só quero dizer que essa negra branqueada e operada do nariz – que se continuar assim não vai ter onde colocar os óculos – renega sua raça. Essa negra apresentou um atestado médico dizendo que lhe operariam o joelho. Isso não é verdade. Era para prestar exames na Universidade de Nova Iorque.
- Como assim? Que renega sua raça negra? Lesionada do joelho uma mulher que não se ajoelha a nada? Universidade de Nova Iorque? Você está falando de Piedad Córdoba?
- Não señor! De Gina Parody! – E pirou-.


“Muito inteligentes”

Todo o mundo sabe onde estão as FARC – EP, os prisioneiros de guerra e os civis: Na Colômbia! Onde mais? Mas diziam que na Venezuela? Bem, parece que quem não sabia era o narcogoverno colombiano e seus narco-paramilitares.
A “grande notícia” do sinistro Juan Manuel Santos, não passa de uma descoberta de água morna. O problema não era saber onde estavam, mas quando e como se dará o Intercâmbio Humanitário. Tampouco era estranho que os pilotos e aviões dos Estados Unidos estivessem operando na Colômbia. O fazem desde o bombardeio a Marquetália e às FARC – EP aqui.


Vietlombia

Dito por uma fonte castrense de alto calibre, em uma reunião social que lhe fizeram quando pediu baixa: “Aqui vêem os militares gringos, nos dão ordens, gritam conosco, nos batem na cara e nada acontece. Se dão ao luxo até de requisitar um um militar que companhava o presidente Uribe, perante todos os meios de comunicação do mundo e nada disse ainda. Nos vemos humilhados e nos têm humilhado ao extremo. Todos os dias vejo o meu país como o Vietnam. Nos meteram nessa guerra e nos deixaram sozinhos quando já não havia forma de ganhar o que já estamos perdendo”.


Uma igreja Latino-americana para os Latino-americanos

Se por uma confusão de saias – seu divórcio de Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena – Enrique VIII apoiou e defendeu o Cisma da Reforma Protestante, já é hora que por dignidade se levante a América Latina e rompa com a perigosa, elitista e conspiradora Igreja Católica de Roma. A partir da Teologia da Libertação podemos construir uma Igreja dos Latino-americanos e para os Latino-americanos. Não há necessidade de nomear Papas senão um grande bispo Latino-americano, que possa na verdade conduzir o povo por um caminho verdadeiro de solidariedade e esperança. E por isso correto acabar com o infame celibato. Estas e outras inquietudes se ventilam no Congresso Mundial sobre a “Teologia da Libertação: Tempo de uma nova igreja para a América-latina” no Brasil. Todos convidados.


Internet 2

Uma das grandes invenções do ser humano, depois de Deus, tem sido a Internet. Este fabuloso sistema de comunicação, que nasceu nos Estados Unidos em 1958 como arma militar sob o projeto ARPA (Advanced Research Projects Agency) para combater o avanço russo no espaço após o lançamento de Sputnik, acabou se tornando um artigo da cesta familiar. Já o serviço de internet faz parte gastos básicos em muitos lugares do mundo, como a água, a energia, o gás, o telefone, etc.
A exceção de Alvin Toffler, que predisse o nascimento de uma super-autopista de informação que derrubaria as fronteiras internacionais (como faz a internet), o que lhe custou que o qualificassem de louco e excêntrico, ninguém imaginou que este sistema fosse sair das mãos de seus próprios criadores.
A internet é enorme e incontrolável por hora. No entanto, já se fala em internet 2. Um sistema com maior velocidade mas com maiores controles e sob uma estrita supervisão dos criadores do primeiro. Por isso, como diz o povo, é melhor o mal conhecido que o bom por conhecer.



Enlace original