"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Um novo grampo em Uribhitler e más notícias


Este é o país para Ripley ou ‘O estranho mundo de Subuso’. Não há uma notícia “boa” sequer que diga que o povo vai bem, com honradez, enfim. Observemos nada mais que os titulares de imprensa colombianos do dia de hoje. Olhemos por exemplo a Caracol (Paracol, como chamam na Radio Café Stéreo).


Primeira notícia: “Escândalo de ‘grampo’ de uma conversa entre o presidente Uribe e o ex-presidente da Corte Suprema”.


O desenvolvimento diz que: Um novo escândalo se apresenta no país, logo após vir à público uma conversa telefônica feita entre o presidente Álvaro Uribe e o ex-presidente da Corte Suprema de Justiça, César Julio Valencia Copete, que tiveram em outubro de 2007”.

[Nota de ANNCOL: Essa me faz recordar a de “vou dar na sua cara, marica!”. Mas o ‘grampo’ escondeu o problema com a Venezuela, e problemão que tem com as FARC, o problema com os sindicalistas e a aprovação do TLC, e Jamundí. Enfim... será outra cortina de fumaça? Agora, se for verdade, a quem interessa o ‘grampo’ ? Aos gringos... é possível. Aos Santos... também é possível. À ‘mão trêmula’ Vargas Lleras... mmmhhhh. Aos militares... também.]


Segunda notícia: “Alto Comissariado diz que as guerrilhas se mostram fortes pelo discurso de Hugo Chávez”.

O desenvolvimento diz: “O Alto Comissariado para a Paz, Luis Carlos Restrepo, considera que as cúpulas das Farc e do ELN endureceram sua posição para o acordo humanitário, motivados pelo espaço político que lhes foi aberto pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

...O funcionário disse que os discursos inflamados, pronunciados durante os últimos dias por Chávez, estimulam aos líderes das guerrilhas colombianas a endurecer sua posição, “o que aleja, de maneira imediata, a possibilidade de uma saída dialogada”.

...Restrepo advertiu que às liberações unilaterais de seqüestrados por parte das Farc poderiam serfeitas liberações unilaterais de seqüestrados por parte do ELN, para atrair governoslatino-americanos e europeus “que estão ansiosos por mostrar uma política externa humanitária”.

Guerrilha buscará apoio entre alguns democratas

...O Comissariado de Paz disse que a guerrilha tratará de atrair setores democratas dos Estados Unidos, em especial os que têm uma atitude crítica contra o governo do presidente Álvaro Uribe, “o que os leva a facilitar a abertura de espaços de interlocução aos grupos armados ilegais colombianos”.

...Luis Carlos Restrepo sustentou que as Farc e o ELN “tentarão sem dúvida atrair setores da comunidade internacional que querem posar como atores de paz na Colômbia”.

...Também manifestou que os líderes das guerrilhas colombianas se identificam com a revolução bolivariana do presidente Hugo Chávez, que “fundamenta suas fortalezas ideológicas e organiza sua estratégia de defesa em torno de uma possível invasão militar dos Estados Unidos”.

...”As Farc e o ELN consideram que uma confrontação desse tipo é o adubo de cultivo que necessitam para extender, dentro da Colômbia e além de suas fronteiras, seus métodos de guerra irregular e sua ideologia anti-imperialista e socialista”, assinalou o Alto Comissariado de Paz”.

[Nota da ANNCOL: Parece que a estupidez é contagiosa. Agora parece que uma saída dialogada não é possível porque Chávez fala de forma dura. E quando o regime narco-paramilitar de Uribe Vélez tentou uma “saída dialogada”? Nunca. Depois falam do ELN. E por fim o governo ou o representante Dr. Ternura se deu conta de que as FARC e o ELN têm “uma ideologia anti-imperialista e socialista”. E não é que são uns grupos de ‘terroristas’? E dá pra ver como trata os países da comunidade internacional, os europeus. Essa conduta do Dr. Ternura é própria de um louco, um doente mental.].


Outra notícia: “Chávez relata a captura de colombianos que tinham publicidade contra seu governo”.

[Nota de ANNCOL: Opa... não mencionam que eram narco-paramilitares que tentaram instalar um míssil em Caracas e que tinham propaganda –não publicidade- contra o governo. Assim se promove o nacionalismo irracional, cego. São colombianos, não são narco-paramilitares que estão fazendo terrorismo na Venezuela. Ah, e esses ‘bons moços’ devem ser vistos tal como os que saíram para marchar na marcha de fevereiro.].

E outra: “Sobe para $400 bilhões os investimentos em saúde por parte de ‘contribuintes notáveis’”.

[Nota de ANNCOL: Os ‘ricos’ pagam impostos na Colômbia... Devemos ver isso. Lembram-se que a DIAN enviou um comunicado à Ingrid Betancourt para que se pagasse em dia suas obrigações. E olha que Ingrid está detida pelas FARC há 6 anos. Os funcionários só se deram conta disso ontem.]

E mais outra: “Assistência alimentar para meio milhão de deslocados,anuncia o governo”.

[Nota de ANNCOL: Será que a ‘ajuda’ chegará às mãos dos deslocados? Não será embolsada pelos Mancusos, Jorge 40s, Báezs, etc? Não será ínfimo para compensar os deslocados de Carimagua? Não será uma distração para ocultar que fica com a terra dos deslocados?]


Conclusão final de ANNCOL: Um governo como o do regime narco-paramilitar de Uribhitler que cada dia tem um escândalo, terá tempo para planejar políticas a favor das grandes maiorias? Por que tantos escândalos? Será porque são corruptos? Bandidos? Mafiosos? Narco-paramilitares?