"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Rosto facista e mafioso


Por trás de sua cara de ‘seminarista’ ou ‘intelectual’ se esconde um horrendo rosto. Do fascismo, recheado de condutas mafiosas. Durante seu governo foram deslocados 1.140.727 colombianos. Responsável por 52,7% dos deslocados produzidos por e durante o Plano Colômbia.

Já ‘pelaram o cobre’. Ou seja, sempre o mostraram. Mas é que agora nem sequer se preocupam em escondê-lo. José Obdulio dá declarações tirando a ‘linha’ aos uribistas de ‘não participação na marcha de 6 de março’. Não podíamos esperar nada diferente. O governo não vai participar de uma marcha que os condena. Era só o que faltava! Porque os crimes de Lesa Humanidade cometidos pelo Estado são realizados através de suas forças militares-narco-paramilitares.

Mas sua cara feia é também mostrada com o despreço expressado pelo presidente Álvaro Uribe Vélez pelos deslocados. Que durante seu governo foram deslocados 1.140.727 colombianos. Que Uribe Vélez é responsável por 52,7% dos deslocados produzidos por e durante o Plano Colômbia. Porque sua política de in’segurança democrática’ atacou aos indígenas, aos negros (esqueçam o conto de afro-colombianos), aos camponeses. Cujas terras abandonadas passam às mãos ensangüentadas de latifundiários, narco-paramilitares e militares (6 milhões de hectares), em uma –já velha- forma de acumulação capitalista mediante a violência estatal. Porque o povo colombiano padece dos massacres, desaparecimentos forçados, as execuções extrajudiciais e o deslocamento.
Uribhitler disse que “parece que é mais interessante ter grandes projetos de indústria empresarial que simplesmente lotear parcelas, que serão ranchos com abandono e pobreza”. E por ele revive em pleno século 21 a figura da colônia espanhola da encomenda. Mas claramente para Uribush é mais atrativo um empório agro-indústrial de palmeira de azeite –com todo o egoísmo da palmeira de azeite como planta, que não deixa crescer quase nada ao seu lado-, e não solucionar o problema de terra dos deslocados que solicitam um pedacinho de terra. É mais interessante para um mafioso-paramilitar ceder a terra a 5 empresários para que enriqueçam, às custas dos ‘peões’ agrícolas, e não produzir um pouco de felicidade em umas pessoas que o próprio Estado é a causa de sua infelicidade.

De quebra mostra-nos sua visão de produção. Uns empresários que produzirão azeite de palmeira de maneira industrializada, danificando a terra, são preferidos aos camponeses, negros, índios, que semearão a terra com respeito, com amor, com visão ecológica, para sobreviver.

Essa horripilante e horrorosa cara seguirá favorecendo aos ricos em detrimento dos pobres. As crianças continuarão sofrendo os rigores da guerra. Seguirão 2,5 milhões de crianças vivendo a exploração do trabalho infantil. 2,3 milhões de crianças não poderão ir à escola. 20 mil crianças morrerão por ingerir água contaminada. Seguirão os colombianos morrendo por conta da desnutrição e fome, pelas ‘viagens da morte’, por tantas formas de ser assassinado silenciosamente. Os colombianos continuarão sendo vítimas do que se chama “A violência das estruturas”.

Mas seguimos na luta. Esse horroroso e horripilante rosto não nos detém. Também não é por menos, pois somos ‘bravos índios sulamericanos’, somos negros, somos brancos, somos mestiços, que estamos orgulhosos em ser o que somos.