"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 24 de fevereiro de 2008

Quem ataca a Uribe Vélez?

ANNCOL

Todo mundo se pergunta qual ou quais “chucham” a Uribélez. Quem se atreve a “atacar” a Casa de Nariño, símbolo de todo a sordidez na Colômbia.

Porque são tantos os inimigos que tem e fez Álvaro Uribe Vélez em sua mafiosa e paramilitarizada vida, que qualquer pessoa com o mínimo poder poderia ser.

Por um lado poderiam ser os gringos, porque já se cansaram de seu “títere” e procederão a descabeçá-lo sem contemplações, como fizeram com Manuel Noriega no Panamá. Razões, têm de sobra. Está na “lista Bush” com o número 82. Suas relações com os narco-paramilitares são de sociedade, de pertencimento. Tampouco lhes cumpriu com o resgate dos três militares espiões em poder das FARC. Nem via militar, nem muito menos via “diplomática”. E também porque não lhes cumpriu nem com derrotar as FARC, nem com atacar a Venezuela. Nem neutralizar o papel protagonista de Chávez. Nada.

Porém, poderiam ser também os militares que o têm na mira. Recordem que durante a administração Uribhitler foram descabeçados mais de 25 generais, aos quais impediu o desfrute da “época de ouro” de um general, na qual “se enchem” os bolsos. Nunca nenhum governo mandou ao “quarto de san alejo” a tantos generais. E isso não se lhe perdoarão... tenha certeza!
Poderiam ser, não faltava mais, seus sócios chefes do narco-paramilitarismo. Sabido que os Mancuso, os Castaño, os Ernesto Báez, os Jorge 40, os Hernán Giraldo, todos ou cada um deles por separado é/são capaz(es) de matá-lo eles mesmos ou mandá-lo matar. Por menos mataram os chefes narco-paramilitares, “nada pessoal”, claro, são coisas do “business are business”.
Os que, sim, não cremos que queiram matá-lo são as FARC. Porque não poderiam encontrar as FARC-EP uma pessoa mais chamborreirona que Uribhitler. Imagino como se ririam dos chiliques histéricos que fazem os funcionários governamentais. Começando por Uribhitler. Se se descabela por um escrito de ANNCOL – que não é guerrilha nem terrorista – todo o “corpo se lhe decompõe” com a insurgência guerrilheira. Não cremos, então, que as FARC queiram “chuchá-lo”. Não, há que buscar por outro lado.

E inventam coisas inverossímeis. Como “A frente européia das FARC”. Ou a “rodada de apoio logístico às FARC”. Embustes que se não fosse por desembocarem na “pistolagem”, “execução extrajudicial”, etc, o que dariamos seria uma bem sonora gargalhada. Porém, não. Toca-nos sorrirmos e colhermos essas ameaças da “inteligência” militar-narcoparamilitar com seriedade, porque tudo obedece a uma campanha bem orquestrada de perseguição fascista, narco-paramilitar, ao estilo hitleriano ou pinochetista, que pretende castigar aos “esquerdistas” exilados na Europa e outros países, já que se lhes escaparam na Colômbia.

Então, qualquer pessoa pode ter “chuchado” a Uribhitler. Porém, poderia ser também alguém “muito, muito” próximo de seu entorno. Que lhe está produzindo a “virose” que leva um mês de estar padecendo. Que pode ser o mesmo que produziu a “labirintite” de épocas passadas e que parece o Dr. Santiaguito e a Doutorinha – linda ela -, lhe curaram. Porque o Dr. Ternura, não, não. Esse não cura nem um catarro. Ou poderia ser alguém que sempre lhe está envenenando a alma, como José-Obdulio.

Enfim, pobrezinho. Só lhe fica de apoio Linita. Porém, é sabido que “nenhum se enterra com o morto. Se acaso o acompanha até o cemitério”. Por isso, vai ter que cuidar-se, porque tem o inimigo dentro. Gringos, militares, narcoparamilitares, todos a uma vão por ele.

Enlace original