"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 2 de agosto de 2015

Comunicado conjunto # 56


La Habana, 28 de julho de 2015
 SEGUNDO INFORME DE AVANÇO PROJETO PILOTO DESCONTAMINAÇÃO DE EXPLOSIVOS
As delegações do Governo e das FARC-EP, no marco do “ACORDO SOBRE LIMPEZA E DESCONTAMINAÇÃO DO TERRITÓRIO DA PRESENÇA DE MINAS ANTIPESSOAL [MAP], ARTEFATOS EXPLOSIVOS IMPROVISADOS [AEI] E MUNIÇÕES SEM EXPLODIR [MUSE] OU RESTOS EXPLOSIVOS DE GUERRA [REG] EM GERAL”, se permitem informar os seguintes avanços na implementação da terceira fase denominada “Limpeza e descontaminação” que se adianta na vereda El Orejón [Antioquia]:
  1. Chegada à zona dos delegados do Governo Nacional, três delegados das FARC-EP, da equipe verificadora da APN e um pelotão do Batalhão de Desminado Humanitário – BIDES, em companhia dos países garantidores e do CICV.


  1. O grupo de trabalho iniciou a revisão de protocolos de segurança e sua respectiva capacitação.


  1. Os delegados das FARC-EP forneceram seu conhecimento sobre áreas contaminadas como também explicações sobre as técnicas e dispositivos de artefatos explosivos.


  1. O BIDES iniciou as tarefas de descontaminação da zona, altamente complexa pelo escarpado do terreno e do fator climático. Num primeiro achado, se encontrou que há uma mina a cada 135m2 e três áreas perigosas que somam 12 mil 500m2, o que se converte num grande desafio pelo alto volume de contaminação.


  1. Lamentavelmente, no terceiro dia de trabalhos se apresentou o acidente no qual perdeu a vida o soldado Wilson de Jesús Martínez Jaraba, um desminador com mais de 8 anos de experiência. Como Mesa de Conversações, rendemos uma homenagem a este homem como construtor de paz. Precisamente, o trabalho conjunto em El Orejón busca evitar que não se repitam fatos como este e levar alívio e tranquilidade às comunidades vítimas do conflito.


  1. Com a finalidade de evitar acidentes futuros, se realizou um recesso de uma semana para revisar os protocolos de segurança e incluir novas técnicas de descontaminação de explosivos, entre essas a maior presença de cães para a identificação de artefatos explosivos, aprofundar na técnica de remoção de terra com o objetivo de cavar trilhos com maior profundidade e desminado manual, com o propósito de facilitar o ingresso de um varre-minas.


  1. Apesar das dificuldades, o projeto tem avançado, já estão prontos os caminhos para que os varre-minas ingressem, assim como a marcação de vários lugares. Nos próximos dias começará de novo a limpeza de artefatos explosivos com o propósito de descontaminar pequenos caminhos para benefício e tranquilidade dos habitantes de El Orejón.


  1. Paralelamente, se fez uma caracterização psico-social da vereda e se discutiu ações para um plano de reparação à comunidade juntamente com os Governos Nacional, regional e local.


  1. Se promoveu uma oficina participativa com mais de 70 membros da comunidade na qual se priorizaram problemáticas, se definiram linhas de ação nos setores de: desenvolvimento econômico, saúde, educação, esporte e governabilidade e participação cidadã; se fez uma formulação conjunta de 8 projetos, entre outros.




        • I. Melhoramento da produção, transformação e comercialização do café
              • II. Granjas integrais sustentáveis (produção de diversos produtos e espécies menores para garantir a segurança alimentar
    • III. Telemedicina (acesso a serviços de saúde especializados através de meios virtuais).
    • IV. Formação de técnicos de saúde pública
    • V.   Infraestrutura educativa - Construção da escola 
    • VI.  Placa poliesportiva
    • VII. Desporte para a convivência e paz (formação em futebol e oficinas lúdicas)
    • VIII. Fortalecimento da participação cidadã (capacitação a líderes comunitários)
  1. As iniciativas foram combinadas de maneira conjunta com a comunidade. O trabalho tem como propósito o fortalecimento das capacidades comunitárias que permitam a sustentabilidade dos projetos.


  1. Desde que iniciou o projeto piloto de descontaminação de explosivos, se conseguiu intensificar a confiança entre os participantes: comunidade, delegados de Governo, FARC-EP, desminadores humanitários e representantes de APN.


  1. Agradecemos a Ajuda Popular Noruega [APN], a Cuba e Noruega, países garantidores; ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha [CICV], a Governação de Antioquia, as autoridades locais e a comunidade de El Orejón por seu apoio e colaboração.
    -- 
Equipe ANNCOL - Brasil