Comunicado conjunto # 56
La
Habana, 28 de julho de 2015
SEGUNDO
INFORME DE AVANÇO PROJETO PILOTO DESCONTAMINAÇÃO DE EXPLOSIVOS
As
delegações do Governo e das FARC-EP, no marco do “ACORDO
SOBRE LIMPEZA E DESCONTAMINAÇÃO DO TERRITÓRIO DA PRESENÇA DE
MINAS ANTIPESSOAL [MAP], ARTEFATOS EXPLOSIVOS IMPROVISADOS [AEI] E
MUNIÇÕES SEM EXPLODIR [MUSE] OU RESTOS EXPLOSIVOS DE GUERRA [REG]
EM GERAL”,
se permitem informar os seguintes avanços na implementação da
terceira fase denominada “Limpeza e descontaminação” que se
adianta na vereda El Orejón [Antioquia]:
- Chegada à zona dos delegados do Governo Nacional, três delegados das FARC-EP, da equipe verificadora da APN e um pelotão do Batalhão de Desminado Humanitário – BIDES, em companhia dos países garantidores e do CICV.
- O grupo de trabalho iniciou a revisão de protocolos de segurança e sua respectiva capacitação.
- Os delegados das FARC-EP forneceram seu conhecimento sobre áreas contaminadas como também explicações sobre as técnicas e dispositivos de artefatos explosivos.
- O BIDES iniciou as tarefas de descontaminação da zona, altamente complexa pelo escarpado do terreno e do fator climático. Num primeiro achado, se encontrou que há uma mina a cada 135m2 e três áreas perigosas que somam 12 mil 500m2, o que se converte num grande desafio pelo alto volume de contaminação.
- Lamentavelmente, no terceiro dia de trabalhos se apresentou o acidente no qual perdeu a vida o soldado Wilson de Jesús Martínez Jaraba, um desminador com mais de 8 anos de experiência. Como Mesa de Conversações, rendemos uma homenagem a este homem como construtor de paz. Precisamente, o trabalho conjunto em El Orejón busca evitar que não se repitam fatos como este e levar alívio e tranquilidade às comunidades vítimas do conflito.
- Com a finalidade de evitar acidentes futuros, se realizou um recesso de uma semana para revisar os protocolos de segurança e incluir novas técnicas de descontaminação de explosivos, entre essas a maior presença de cães para a identificação de artefatos explosivos, aprofundar na técnica de remoção de terra com o objetivo de cavar trilhos com maior profundidade e desminado manual, com o propósito de facilitar o ingresso de um varre-minas.
- Apesar das dificuldades, o projeto tem avançado, já estão prontos os caminhos para que os varre-minas ingressem, assim como a marcação de vários lugares. Nos próximos dias começará de novo a limpeza de artefatos explosivos com o propósito de descontaminar pequenos caminhos para benefício e tranquilidade dos habitantes de El Orejón.
- Paralelamente, se fez uma caracterização psico-social da vereda e se discutiu ações para um plano de reparação à comunidade juntamente com os Governos Nacional, regional e local.
- Se promoveu uma oficina participativa com mais de 70 membros da comunidade na qual se priorizaram problemáticas, se definiram linhas de ação nos setores de: desenvolvimento econômico, saúde, educação, esporte e governabilidade e participação cidadã; se fez uma formulação conjunta de 8 projetos, entre outros.
- I. Melhoramento da produção, transformação e comercialização do café
- II. Granjas integrais sustentáveis (produção de diversos produtos e espécies menores para garantir a segurança alimentar
- III. Telemedicina (acesso a serviços de saúde especializados através de meios virtuais).
- IV. Formação de técnicos de saúde pública
- V. Infraestrutura educativa - Construção da escola
- VI. Placa poliesportiva
- VII. Desporte para a convivência e paz (formação em futebol e oficinas lúdicas)
- VIII. Fortalecimento da participação cidadã (capacitação a líderes comunitários)
- As iniciativas foram combinadas de maneira conjunta com a comunidade. O trabalho tem como propósito o fortalecimento das capacidades comunitárias que permitam a sustentabilidade dos projetos.
- Desde que iniciou o projeto piloto de descontaminação de explosivos, se conseguiu intensificar a confiança entre os participantes: comunidade, delegados de Governo, FARC-EP, desminadores humanitários e representantes de APN.
- Agradecemos a Ajuda Popular Noruega [APN], a Cuba e Noruega, países garantidores; ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha [CICV], a Governação de Antioquia, as autoridades locais e a comunidade de El Orejón por seu apoio e colaboração.
--
Equipe
ANNCOL - Brasil