"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


domingo, 30 de agosto de 2015

Oligarquia santouribista investe contra Venezuela bolivariana.



A Santos e seus amiguinhos da coalizão de governo [parapolíticos, social-liberais, conservadores e pseudo progressistas aliados das máfias das drogas e dos combustíveis] se lhes caiu a máscara, se lhes terminou a farsa, e se prostraram como mansas ovelhas ante o Chefe supremo do paramilitarismo [AUV]. A crise na fronteira com Venezuela põe a nu as cicatrizes sociais de um país cheio de deslocados pela violência dos grupos paramilitares financiados e organizados pelos grandes poderes e suas forças militares.
O senhor Santos comunicou a decisão de chamar a consultas seu embaixador ante o governo da República Bolivariana de Venezuela. Em resposta, Caracas solicitou a seu Embaixador Ivan Rincón deslocar-se para consultas em seu país. Estes fatos se somam à cadeia de provocações e estratégias da ultra direita colombiana para desestabilizar e derrocar o governo legítimo do Presidente Nicolás Maduro.
As relações entre as duas nações vivem um momento de crise pelo agravamento da situação na fronteira que comunica Cúcuta com o Estado do Táchira. As autoridades de Caracas foram impulsionadas a tomar um conjunto de vigorosas medidas, incluído o bloqueio da passagem fronteiriça que será indefinido e condicionada sua normalização a que Santos se decida a controlar o contrabando e as ativas facções do paramilitarismo. Essa decisão é consequência da sistemática sabotagem promovida a partir da Colômbia para afetar a economia venezuelana, no marco de uma brutal guerra econômica, mediante o contrabando de combustíveis, alimentos e da manipulação do dólar desde as casas de câmbio e das redes de manejo de divisas, assunto no qual está envolvido o irmão de um dos mais importantes integrantes do gabinete de Santos, e outros conhecidos dirigentes da política oficialista santandereana.
É, certamente, resultado da ação dos grupos paramilitares e bandos criminosos, utilizados pelas velhas camarilhas oligárquicas, locais e regionais, para impor seu domínio e controle territorial mediante a morte, o terror, o deslocamento forçado e o massacre.
Brigadas e batalhões militares e policiais na fronteira organizam deliberadamente redes de assassinos que se situam na fronteira e se infiltram em território venezuelano para articular-se aos planos golpistas contra o Estado bolivariano. Usugas [uribenhos], restolhos, águias negras, autodefesas do norte, são os grupos mais caracterizados, encarregados do contrabando, do crime e do terror contra a população dos municípios fronteiriços. Essas redes mercenárias são parte da infraestrutura de violência que acompanha Uribe Vélez, seu principal promotor e defensor.
Precisamente esse personagem é quem organizou um show em Cúcuta para se apresentar como uma vítima e um falso defensor dos colombianos que tiveram que ir para Venezuela devido à situação de pobreza e violência que os afeta em seus lugares de origem. Uribe, em cujos governos ocorreram os maiores deslocamentos de campesinos e “falsos positivos”, está utilizando a complexa situação para realizar um alerta a vários bandos orientado a sabotar os diálogos de paz de Havana, romper a unidade latino-americana [Unasul] e levar à ruptura de relações diplomáticas entre Colômbia e Venezuela.
De imediato, toda a elite dominante no Estado saiu a cercá-lo, a respaldá-lo. De novo cobra forma o Santouribismo, como o bloco de poder que mostra seus caninos de guerra para manter a estrutura de dominação e exclusão prevalecente no regime político interno.
Santistas, neoliberais, parapolíticos, social-liberais, conservadores, demagogos pseudo esquerdistas aliados eleitorais regionais com a máfia da droga e dos combustíveis, “corruptos” de todos os pelames, alimentados pela corruptela santista das regalias petroleiras, se abraçam para atacar e desestabilizar as conquistas populares da nação venezuelana e ao governo soberano e revolucionário do Presidente Nicolás Maduro.
Evidentemente, se equivocam. Encontrarão a resposta digna e enérgica do povo de Bolívar e Chávez.
Em Colômbia, o povo repudia esta oligarquia reacionária associada ao imperialismo em sua pretensão de destruir as conquistas sociais e democráticas dos venezuelanos.



NOTA 1. Repugnante el papel de la falsimedia mediatica colombiana en este caso, como en todos; la degradación de Paracol es repugnante. Abandonaron los buenos modales, el maltrato al Presidente Maduro y la Canciller Rodríguez es de alcantarilla. Es una cloaca mediática que debería terminar como Globovision. Eso solo se lograra con un cambio profundo en nuestra sociedad, que llegara con los avances de la paz.

NOTA 2. Acostumbrado a repartir prevendas para comprar aliados, el señor Santos, el mismo de los “falsos positivos” uribistas y la agresión al Ecuador, ahora ofrece cebo para acomodar la paz a su limitada visión. En vez de estar engañando con curules legislativas a su contraparte en La Habana, lo que debió hacer hace mucho rato el Estado fue restituir las 20 curules senatoriales, decenas de diputaciones y centenas de concejalías a la Unión Patriótica, exterminada por el bloque de poder que representa en la Casa de Nariño.


El ofrecimiento de curules no es más que otra manifestación de la “teoría de juegos” a que acuden en la Presidencia de la Republica en los diálogos de paz para ver por donde les suena la flauta de su paz neoliberal.

Recordemos que la teoría de juegos es un área de la matemática aplicada que utiliza modelos para estudiar interacciones en estructuras formalizadas de incentivos (los llamados «juegos») y llevar a cabo procesos de decisión. Sus investigadores estudian las estrategias óptimas así como el comportamiento previsto y observado de individuos en juegos. Tipos de interacción aparentemente distintos pueden, en realidad, presentar estructura de incentivo similar y, por lo tanto, se puede representar mil veces conjuntamente un mismo juego, así sea a través del Póker. Mañas del señor para intentar salir de tanto aprieto que se le complicara con el alza de la crisis económica, mas ahora con el cierre de la frontera, por donde se mueven miles de millones de dólares de la narcoeconomia nacional.

--
Equipe ANNCOL - Brasil

anncol.br@gmail.com