"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 23 de maio de 2007

Já não há conflito armado na Colômbia?

Na Colômbia reina há meses um silêncio total acreca do conflito armado. Parecia que não acontecia enfrentamentos armados entre o estado e a insurgência. Só quando explode uma bomba nos arredores do comando da polícia de Cali, sai o presidente acusando as FARC de serem os autores quando toda Cali diz que foram os narcos ou grupos do mesmo exército em vingança por processo judiciais que esta por começar vários massacres realizados pelo exército contra a polícia em várias partes do país, escreve Dick Emanuelsson.

Utilizam a população civil de escudo.


[Por Dick Emanuelsson*]

Na Colômbia reina há meses um silêncio total acreca do conflito armado. Parecia que não acontecia enfrentamentos armados entre o estado e a insurgência. Só quando explode uma bomba nos arredores do comando da polícia de Cali, sai o presidente acusando as FARC de serem os autores quando toda Cali diz que foram os narcos ou grupos do mesmo exército em vingança por processo judiciais que esta por começar vários massacres realizados pelo exército contra a polícia em várias partes do país

O conflito armado pode ser silenciado pelos escritórios das salas de redação em Bogotá mas não se pode silenciar o grito de fome e o grito de justiça do povo colombiano. E é um regime que a cada dia se afunda mais em sua própria corrupção, suas contradições e sua nefasta política entreguista do país ao Amo do Norte.

É tão grande o desespero de Uribe que agora ordena até sanções nas oficinas do congresso aos congressistas que se atrevem a questionar o modo de vida da família Uribe, um modo de vida que todo mundo sabe que é manchada de coca, paramilitarismo e da pior herança da máfia colombiana. Mas essa política enfrenta resistência de diferentes índoles, inclusive a armada.

Em uma parte da guerra que envia O Comando Conjunto de Ocidente das FARC se vê outra realidade. Enquanto reina o silêncio desse conflito na grande imprensa controlada pelo vice-presidente Santos e sua família, entre eles o ministro da defesa, Juan Manuel Santos, primo do vice, a parte de guerra das Farc nessa parte da Colômbia mostra outra visão totalmente diferente da oficial.

Não houve um dia sequer, nos três primeiros meses do ano, onde não tenha ocorrido combates e ações de guerrilha contra as forças militares, que na Colômbia incluem a Polícia Nacional, uma polícia capaz de enfrentar a insurgência muitas vezes melhor que o próprio exército. Não há praticamente um só dia desses 90 dias onde não tenha havido ataques aos agrupamentos paramilitares, verdadeiros esquadrões da morte. Porque enquanto o Vice e seu Patrão andam dizendo mundo afora que agora tudo está “pacificado” na COLÔMBIA, os informes internacionais sobre o extermínio do movimento sindical indica que as FF.MM. e seus paramilitares realizam os assassinatos quase por completo.

Em um discurso [1] pronunciado diante de uma conferência internacional sobre direitos humanos na Colômbia, realizada no Parlamento Europeu dia 18 de abril, Jank Kuczkiewicz, Diretor do Departamento de Direitos Humanos e Sindicais da CSI (que reúne 180 milhões de afiliados), fez um chamado à comunidade internacional para que esta acentue a pressão sobre as autoridades colombianas a fim de que estas investiguem adequadamente os mais de 2.000 assassinatos de sindicalistas cometidos entre 1991 e 2006, mais da quinta parte dos quais eram dirigentes sindicais. E tira a bomba contra Uribe:

“Contrariamente ao que o Governo diz, estas mortes não foram vítimas casuais do conflito armado interno. Seus nomes formam parte dos 2.245 trabalhadores e trabalhadores assassinados na Colômbia entre 1991 e 2006, dos quais 97% foram assassinados por autores militares ou para-militares, com 3% sendo por parte da guerrilha ou outros autores”.

O espaço de manobra se reduz cada dia mais para Uribe. Pode-se fazer muitas coisas com baionetas, mas é difícil ficar sentado em cima dela por muito tempo, me ensinou um velho amigo.

[1] Colômbia: Novas e condenatórias evidências da conivência entre os serviços de segurança e os esquadrões da morte para assassinar sindicalistas.

http://www.ituc-csi.org/spip.php?article1063amp;lang=es

Uribe recruta paramilitares em Buenaventura:
http://anncol-brasil.blogspot.com/2007/05/uribe-recruta-paramilitares-em.html


Enlace original