Reyes: Outra farsa de Uribe
Lutando pela Nova Colômbia
[ANNCOL]
O membro do Secretariado Nacional das FARC, comandante Raúl Reyes, respondeu a ANNCOL sobre a posição que essa organização insurgente havia adotado sobre o recente pronunciamento do presidente Álvaro Uribe e sobre as falsas expectativas geradas no exterior sobretudo com os países amigos do intercâmbio.
Reyes – “Não queremos fazer o jogo a Uribe falando de sua farsa sobre a liberação de 300 guerrilheiros, com o qual pretende antes de tudo estender outra cortina de fumaça para proteger-se do furacão denominado Narco-para-política. Quando nas FARC seguimos esperando o despejo dos municipios para iniciar as conversações sobre o ocorrido.”
Deve-se apontar que as FARC-EP insistiram no despejo dos municipios de Pradera e Florida no departamento do “Valle del Cauca”, como local de encontro para discutir sobre a entrega dos prisioneiros de guerra de parte e parte. Também mostrou sua disposição de que esta zona de despejo sirva de cenário para um encontro com o senador Farr e outros parlamentares americanos que manifestaram seu interesse em dialogar com as FARC.
O governo do presidente Álvaro Uribe Vélez mantém ao contrário sua posição de não realizar o despejo dos municipios solicitados e ordena cada tanto quando a ocasito assim requer o ‘resgate militar’ dos prisioneiros no poder das FARC, ordens que foram impossíveis de cumplir até agora.