"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 8 de março de 2014

Comandante Hugo Chávez!!! Presente!!! Até Sempre!!!


-->

Com atos políticos e culturais que enaltecem seu legado revolucionário pela justiça social e sua luta pela construção de um mundo multipolar, nesta quarta-feira 5-fev. governos, movimentos sociais e povos em geral renderam homenagem ao líder da Revolução Bolivariana Hugo Chávez, a propósito de cumprir-se um ano de sua partida física, ocorrida em 5 de março de 2013.


As atividades estão enquadradas na jornada mundial Por aqui passou Chávez, que começou no 4 de fevereiro passado, data em que se comemorava a rebelião cívico-militar liderada por Chávez em 1992.


Na China comemoraram a data com um concerto no Museu Nacional, localizado em Pequim, onde participaram artistas de Venezuela, um coro juvenil de Pequim e a pianista da Malásia Claudia Yang.


Wang Zhen, autor do livro Chávez y yo [Chávez e eu], recordou que o líder revolucionário colocou a China num lugar preferencial e muito especial e sob sua direção as relações bilaterais tiveram um rápido desenvolvimento favorável para as duas partes.


Em Teerã, capital do Irã, foram inauguradas três salas de exposições sobre a vida e obra do comandante venezuelano, nas quais se mostram pinturas e obras de arte, elaboradas por prestigiosos artistas iranianos.


Além disso, numa das salas se expõem 40 desenhos e mensagens de crianças de entre 5 e 12 anos, a qual causou grande impacto pela visão e clareza dos infantes ao escreverem mensagens de justiça e carinho associados a Hugo Chávez, informou uma nota difundida no portal web da chancelaria venezuelana.


A exposição inclui, ademais, 50 fotografias dos melhores momentos de Chávez como desportista, pai, filho, cantor, amigo, presidente, anti-imperialista, líder e estadista.


O vice-chanceler do Irã, Majid Takht Ravanchi, manifestou que o líder sul-americano “será relembrado e muito querido pelo povo iraniano, porque foi um homem justo que uniu os povos do mundo”.
No Vietnã foi apresentado o livro Pensamiento Político de Hugo Chávez, Socialismo del Siglo XXI [Pensamento Político de Hugo Chávez, Socialismo do Século XXI], num ato celebrado na Academia Nacional Política Ho Chi Minh de Hanói, resenhou a Prensa Latina.


O vice-decano dessa instituição, Nguyen Viet Thao, detalhou que o volume é um compêndio de intervenções de acadêmicos vietnamitas no curso de um colóquio científico celebrado em abril do ano passado na Academia, nas quais avaliaram as contribuições do líder de Venezuela frente ao neoliberalismo, pela construção de uma sociedade mais justa e pela integração latino-americana.
Os resultados deste encontro foram incluídos no programa de estudos do sistema de educação política superior, destacou Viet Thao.


Em Sidney, Austrália, foi inaugurada a exposição fotográfica Chávez: precursor de um mundo multipolar, mostra instalada na Stirrup Gallery, situada no popular Centro Comunitário de Marrickville de Sidney, informou uma nota de imprensa da chancelaria venezuelana.


Federico Fuentes, coordenador da Rede de Solidariedade Austrália-Venezuela, expressou suas palavras de afeto para o processo revolucionário na Venezuela e disse “seguir adiante com esta luta, que é a luta dos mais despossuídos, da justiça e igualdade”.
Na Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano, se realizou uma missa ecumênica em honra a Chávez, com a participação de fiéis católicos junto à comunidade e a representação venezuelana na Santa Sé. Cerimônias similares foram levadas a cabo também em Malásia e África do Sul.


América Latina com Venezuela


O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, prestou homenagem ao líder da Revolução Bolivariana num ato realizado na praça Hugo Chávez de Manágua, inaugurada em julho do ano passado.


Hoje estamos prestando homenagem ao comandante dos povos, porque Chávez lutou pelos povos, lutou pela América, lutou pela humanidade, lutou pela paz, lutou pela justiça”, expressou Ortega na atividade organizada pela Juventude Sandinista 19 de Julho, que marchou pela avenida Bolívar da capital nicaraguense.


Hoje, mais do que nunca, reafirmamos [a Chávez], como reafirmamos a Sandino, a Bolívar, a nossos heróis e mártires, que seguiremos lutando pela paz, pela justiça, pela liberdade e pela soberania de nossos povos”, acrescentou Ortega.


Após participar nesse ato, o mandatário nicaraguense viajou a Caracas para somar-se aos atos em comemoração da semeadura do comandante, aos quais assistem, ademais, presidentes como Evo Morales, da Bolívia, e Raúl Castro, de Cuba.


Como todo homem importante e muito grande, deixou um vazio muito difícil de preencher”, disse, por sua parte, o presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, ao recordar ao comandante Chávez.
Em declarações à televisão local, divulgadas nesta quarta-feira pela agência AFP, Mujica expressou que o comandante venezuelano, “mais além de ser Presidente”, foi um bom amigo pessoal e de seu país.


Considero que, no particular, se me foi um amigo que mais de uma vez serviu na consulta ou para dar um conselho com suas características, com sua fervorosa personalidade e sua alegria de viver. Creio que na América o sentimos muito”, acrescentou o mandatário uruguaio, em referência ao árduo trabalho de Chávez para a unidade e integração dos povos e governos de América Latina e Caribe, assim como sua luta contra o imperialismo e pela construção de um mundo multipolar.


Com a estreia do documentário El fuego sagrado [O fogo sagrado] e a inauguração da exposição fotográfica De tus manos brota lluvia de vida [De tuas mãos brota chuva de vida], se deu início à homenagem a Chávez no Memorial José Martí, na Praça da Revolução de La Habana, Cuba.


As obras recolhem o sentir de uma equipe de jornalistas cubanos, os quais reportaram desde Venezuela as honras fúnebres do líder bolivariano, informou a chancelaria venezuelana.


O documentário ilustra o instinto libertário vivo e brilhante, enaltecido por Chávez, nos povos latino-americanos e caribenhos que propõem uma alternativa viável de sobrevivência humana ante a crise global do capitalismo.


Cuba, ademais, aprovou a emissão de um selo postal em homenagem ao líder bolivariano, iniciativa dos países integrantes da Aliança Bolivariana para os Povos de Nuestra América [ALBA].


Nicarágua decidiu emitir dois selos postais: num dos selos se observa Chávez com o mapa sul-americano nas mãos e no outro se lhe pode ver com sua investidura de Presidente.


Povos e governos de países como Argentina, México, Espanha, Chile, Porto Rico, Sérvia, Bielorrússia, Colômbia, entre outros, levantaram também sua voz em homenagem a Chávez, quem na tarde desta quarta-feira recebe as expressões de amor de seu povo e irmãos visitantes no Quartel da Montanha, em Caracas, seu lugar de repouso.