"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


quarta-feira, 5 de março de 2014

FARC: negociações de paz continuarão durante eleições na Colômbia


A delegação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia [FARC] afirmou neste domingo a disposição de continuar os diálogos de paz com o Governo do presidente Juan Manuel Santos na mesa de negociações que se desenvolve em La Habana (capital cubana) durante as eleições que se celebrarão no país.


Numa conferência de imprensa, o porta-voz do grupo armado, Jesús Emilio Carvajalino, codinome “Andrés París”, assinalou que têm previsto seguir trabalhando pela paz.


Vamos ver que acontecimentos ocorrem, porém o propósito é enriquecer todos estes processos políticos que se dão na Colômbia com o que emana da mesa de La Habana”, disse.


Nesta origem, ressaltou que as FARC apresentaram na mesa de diálogos mais de 250 propostas sobre diversos aspectos da situação na Colômbia, que considerou podem desenvolver-se da mão dos diversos setores políticos que buscam o poder nas próximas eleições.


Da mesma maneira, manifestou que estão “bastante impactados” ante os resultados de pesquisas que assinalam que  o voto em branco seria o ganhador  nas eleições presidenciais que terão seu primeiro turno em 25 de maio próximo na Colômbia.
Isto geraria uma nova situação política que certamente impactará o esforço que se está desenvolvendo em nosso país”, disse Carvajalino.


Ante a véspera de outra jornada de debates com a delegação do Governo no Palácio de Convenções de La Habana, expressou seu otimismo no marco da vigésima primeira rodada de negociações do processo de paz, que está centrada no problema dos cultivos ilícitos de drogas e no narcotráfico.


Queremos avançar para arredondar um acordo na primeira tentativa, porém, bem, isso está determinado pelos ritmos e o debate próprio deste tema tão decisivo”, enfatizou.


No próximo domingo se realizarão na Colômbia as eleições para renovar o Congresso bicameral e escolher os representantes do país ao Parlamento Andino. Além disso, no dia 25 de maio se realização as eleições presidenciais nas quais Juan Manuel Santos buscará a reeleição.