"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 5 de junho de 2007

Colômbia se volta às ruas!

A grande mobilização e a paralisação indefinida de milhões de trabalhadores convocada por uma organização ampla e variada como é a Grande Coalizão Democrática, com suas palavras de ordem unitárias de “toda a verdade, todas as garantias e toda a Democracia. Contra o TLC e pela solução política à crise da Colômbia”, arrancando a espantosa Crise colombiana dos estreitos estúdios editoriais da grande imprensa governista, da Radio Casa Nariño (RCN) e dos gabinetes atapetados de Washington, para expô-la ao benéfico e moralizador efeito do ar público, que ainda não lograram privatizar.


Às ruas!


[ANNCOL]


Uma vez o Narco-Fascismo Uribista considerou que estavam dadas todas as condições para cooptar as instituições do Estado colombiano que ainda não havia capturado, e se lançou a legalizar publicamente seu acionar, até esse momento semiclandestino, lavando com leis falsas suas Narco-fortunas que hoje tem a moeda colombiana supervalorizada; cometeu um grave erro de cálculo político que, muito provavelmente, o leve a seu fim: Subestimar a vocação realmente democrática e antipolitiqueira do Povo Trabalhador da Colômbia.


A primeira eleição de Uribe Vélez acelera três processos que hoje estão à vista, dando resultados. 1) A unidade ampla e democrática de organizações sociais, sindicais, políticas, cívicas, culturais, estudantis, étnicas, de gênero e de massas contra o Fascismo em sua versão colombiana. 2) A tomada de consciência e a discussão Coletivas em torno de um ideário de Unidade, o mais inclusivo possível para sair da prolongada Crise na qual as classes dominantes meteram a Colômbia desde há mais de 60 anos, e 3) A proposta de que nas Ruas e com a mobilização de massas é onde se vai decidir qual dos dois projetos se impõe. Se o Narco-Fascismo Uribista, ou o da real Democracia participativa, protagônica e direta do Povo que trabalha e produz a riqueza e que outros lhe roubam com a especulação financeira Transnacional.


Isto é o que, depois de vários intentos honrosos, um deles o do 1º de Maio passado, e as marchas estudantis em defesa da universidade pública; hoje (23 de maio) se continua nas Ruas de cidades e povoados da Colômbia, anunciando novas e maiores jornadas democráticas: A grande mobilização e a paralisação indefinida de milhões de trabalhadores convocada por uma organização ampla e variada como é a Grande Coalizão Democrática, com suas palavras de ordem unitárias de “toda a verdade, todas as garantias e toda a Democracia. Contra o TLC, e pela solução política à crise da Colômbia”, arrancando a espantosa Crise colombiana dos estreitos estúdios editoriais da grande imprensa governista, da Radio Casa Nariño (RCN) e dos gabinetes atapetados de Washington, para expô-la ao benéfico e moralizador efeito do ar público, que ainda não lograram privatizar.


Este é o desafio consciente e histórico que nos espera e frente ao qual não podemos ser inferiores. Assim, pois, todos às ruas até derrotar o Narco-Fascismo Uribista, e logremos impor em cada esquina uma verdadeira Democracia Popular Avançada.



Enlace original