"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


terça-feira, 26 de junho de 2007

Vigilância e fustigação contra o defensor dos direitos humanos Athemay Sterling

Fustigação mediante vigilância contínua por pessoas indeterminadas da qual é vitima Athemay Sterling, advogado defensor de direitos humanos, professor universitário, integrante da comissão de promoção do Intercâmbio Humanitário e da Junta Diretora e subdiretor do Comitê Permanente em Defesa dos Direitos humanos no Valle do Cauca – CPDH – Valle.




Alva-raco assassina defensores de DH .


FATOS E ANTECEDENTES

  1. Em 23 de Outubro passado de 2006 o doutor Athemay Sterling foi visitado em seu Escritório do Centro de Direitos Humanos da Universidade Santiago de Cali do qual é Diretor, pelo Senhor Agente de Polícia que se identificou com o nome de Juan José Zamora, acompanhado de outras pessoas, todas vestidas de civis, informando que o faziam em representação da Direção Nacional de Polícia da Presidência da Repúblcia.
  2. O objetivo da visita a nosso Subdiretor era preencher e diligenciar um formulário denominado "componente biográfico do avaliado" para estabelecer o grau de risco de Athemay Sterling por ser Diretor do Centro de Direitos Humanos da Universidade, advogado defensor de direitos humanos, professor universitário, integrante do CPDH e promotor do Intercâmbio Humanitário.
  3. É preciso ressaltar que nosso Subdiretor nunca havia solicitado a essas dependências do Estado proteção alguma, nem denúncias de riscos iminentes, apesar de atuar publicamente como advogado defensor de direitos humanos na região, na nação a nível internacional.
  4. O mais preocupante é que esse mesmo agente acompanhado de outra pessoa percorreu diferentes escritórios da cidade de Cali, onde supostamente o Advogado Athemay Sterling atua em exercício público de sua profissão de jurista, fazendo a mesma averiguação.
  5. Nosso Subdiretor Athemay Sterling preocupado com essa situação anormal, mediante oficio CDH-USC 118-06 lavrado em 24 de Outubro de 2006 escreveu à Inspeção Geral da Polícia Nacional solicitando que lhe indicassem a veracidade dessa ação, de que autoridade procedia e com qual objetivo se praticam essas ações, segundo documento que anexado a este escrito.
  6. O Ofício CDH-USC 118-06 com data 24 de Outubro de 2006 que aqui se publica e anexa foi enviado como cópia e carta, para conhecimento e fins pertinentes, nessa data, ao: Doutor Hebert Celín Reitor da USC, Conselho Superior Universitário USC, Doutor Luis Carlos Restrepo Alto Comissário de Paz, Presidência da República; Comunicador Angelino Garzón Governador do Valle del Cauca; Doutor Apolinar Salcedo, Prefeito de Cali; Doutora Gloria Inés Ramírez, Senadora; Doutor Wilson Borja, Deputado Federal; Doutor Heriberto Sanabria, Deputado Federal; CPDH; Andas; Doutor Carlos Lozano Guillén, Diretor de VOZ; Doutor Jairo Ramírez, CPDH; Comitê Operativo Departamental de Dereitos Humanos; Doutor Orlando Riascos, Secretário de Governo Departamental; Doutor Jair Erazo, Secretaria de Governo Departamental; Doutor Miguel Yusty, Secretário de Governo Municipal; Doutor Jaime Caicedo Turriago PCC; Conselho Departamental de Paz do Valle; Comissão de Promoção ao Intercâmbio Humanitário; Siprusaca; Cooprusaca; Dereito Preventivo & Direitos Humanos; Fedefam; Fenalprou; Doutora Jael Quiroga, Reiniciar; Acadeum; ASF, Defensoría do Povo; Dr. Ernesto Rey Cantor, CIDH; Dra. Dilia Francisca Toro, Presidenta do Senado da República; Ministério Público Municipal Cali.
  7. Acusaram recebimento da cópia enviada e manifestaram que atuariam no marco de suas competências, a Presidência do Senado da República; o Ministério Público Municipal de Cali, a mesma Polícia Nacional, o Doutor Jair Erazo, Subsecretário de Governo Departamental e o Comitê Operativo Departamental de Direitos Humanos do Valle; o Agente Mulato de DDHH da Polícia Metropolitana de Cali, a Universidade Santiago de Cali; o doutor Jairo Ramírez, Secretário Executivo do CPDH, Direito Preventivo e Direitos Humanos, a Doutora Dora Lucía Arias de Acadeum, Doutor Ernesto Rey Cantor Juez adhoc na Corte Interamericana de Direitos Humanos, Gilberto Pareja Secretário Político do PCC Valle.
  8. O Companheiro Athemay Sterling fez conhecedor pessoalmente da situação ao doutor Luis Carlos Restrepo Alto Comissário de Paz, o Honorável representante da Câmara de Representantes pelo Valle o doutor Heriberto Sanabria, o Doutor Carlos Lozano Guillén Diretor do Semanário Voz, o Doutor Jorge Gómez da Direção Nacional do PCC, o doutor Rodrigo Vargas Diretor do CPDH no Valle do Cauca e a Junta Diretiva de Professores da Universidade Santiago de Cali e seu Presidente o doutor Diego González.
  9. A vigilância injustificada concentra-se ultimamente nos arredores da residência do Companheiro Athemay Sterling e do Despacho do CDH onde ele é Diretor.
  10. Todos estes fatos preocupam sumamente ao CPDH, a nosso Subdiretor e companheiro Athemay Sterling, à comunidade universitária, a juristas, a sua família, amigos e amigas, aos seus estudantes universitários, aos democratas, ao movimento sindical do qual também é parte, aos partidos políticos, organizações populares e sociais considerando que o advogado Athemay Sterling é agora mesmo, Candidato de Unidade à Assembléia Departamental pelo Pólo Democrático Alternativo no Valle do Cauca e reconhecido professor universitário, defensor dos direitos humanos e integrante da Comissão de Promoção ao Intercâmbio Humanitário ao lado de Deputados, acadêmicos, juristas e familiares das pessoas privadas de sua liberdade como conseqüência do conflito interno colombiano.
  11. Athemay Sterling destacou-se como educador e importante dirigente sindical do magistério ao nível nacional e na região em Fecode, Cut, Acpes e o Sutev, e agora na Federação Nacional de Professores Universitários, Fenalprou e, no Sindicato de Professores da Universidade Santiago de Cali.
  12. Em seu tempo foi destacado líder estudantil a nível nacional e regional, e agora patrimônio da luta pela democracia, a paz com justiça social e a solução política ao conflito interno colombiano; reconhecido conferencista nacional e internacional sobre temas jurídicos, de DDHH, do DIH e do DPI.
  13. É advogado defensor dos direitos humanos, professor universitário, Diretor do Centro de Direitos Humanos da Universidade Santiago de Cali, Subdiretor do CPDH Valle, Subdiretor de Andas Valle, Conselheiro Superior Universitário da USC; Pesquisador e Diretor do Grupo de Investigação Palenque, apoiado pelas Universidades Livre e USC registrado em Colciencias; escritor, analista e historiador político.
  14. Foi Conselheiro Departamental de Paz em 1997 na administração do Doutor Germán Villegas e Ramón Elias Giraldo; Assessor de Paz e Convivência durante a Administração do Escritor Gustavo Alvarez Gardeazábal.
  15. Atualmente Consultor da Seção América da Federação Sindical Mundial com sede em Havana – Cuba.
  16. Integrante da equipe de jornalistas do Semanário VOZ A verdade do Povo e colaborador de meios de comunicação alternativos internacionais, de revistas jurídicas e políticas especializadas e universitárias.
  17. Athema y Sterling é vítima e sobrevivente do genocídio político cometido pelo Estado contra o Partido Comunista Colombiano e a União Patriótica que moveram ação contra o Estado Colombiano ante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA com sede em Washington e cuja fase se encontra em ruptura e em trâmite até a Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA com sede em San José de Costarrica.

O COMITÊ PERMANENTE PELA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS NA COLÔMBIA, CAPÍTULO VALLE DO CAUCA E SUA JUNTA DIRETORA DEPARTAMENTAL, ALÉM DE DENUNCIAR A PESESGUIÇÃO MEDIANTE VIGILÂNCIAS A NOSSO COMPANHEIRO SUBDIRETOR ATHEMAR STERLING SOLICITA AO ESTADO COLOMBIANO, PARA QUE POSSAMOS EXERCER NOSSO TRABALHO LEGAL E PÚBLICO EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, PELO INTERCÂMBIO HUMANITÁRIO E SOLUÇÃO POLÍTICA AO CONFLITO SOCIAL E ARMADO QUE AFRONTA NOSSO PAÌS.




Enlace original