"A LUTA DE UM POVO, UM POVO EM LUTA!"

Agência de Notícias Nova Colômbia (em espanhol)

Este material pode ser reproduzido livremente, desde que citada a fonte.

A violência do Governo Colombiano não soluciona os problemas do Povo, especialmente os problemas dos camponeses.

Pelo contrário, os agrava.


sábado, 16 de junho de 2007

SAUDAÇÃO DAS FARC AO MST

SAUDAÇÃO DAS FARC AO QUINTO CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST - BRASÍLIA. BRASIL



Saudamos com sentido bolivariano, patriótico e revolucionário a magna Celebração do seu Quinto Congresso Nacional "REFORMA AGRÁRIA: POR JUSTIÇA SOCIAL E SOBERANIA POPULAR".

Em uma hora boa, realizam vocês seu Congresso porque demonstram claramente que a formação política, a organização, a unidade e a solidariedade dos trabalhadores, começando pelos camponeses, são realidades fundamentais para alcançar as transformações políticas, sociais e econômicas que com novos brios surgem na América Latina e no Caribe.

Sabemos todos que essas transformações têm como motor principal a luta popular em suas mais variadas formas. Entre elas, sem dúvida, a luta pela terra, vale dizer, a Reforma Agrária! Essa luta é Causa Comum dos camponeses de toda América Latina e Caribe, é tão antiga como nossa história mesma e nunca como agora sua vigência é mais palpitante e atuante.

Companheiros e Companheiras do MST!


Lutar por uma Reforma Agrária que distribua a terra eqüitativamente, com tecnologia e créditos favoráveis; uma Reforma Agrária que dê prioridade à lavoura de alimentos para o consumo interno, que torne possível melhorar a vida das famílias camponesas, deveria ser realmente uma política de Estado. Por isto, a atual luta na América Latina e Caribe leva implícita a criação de um Estado de novo tipo, um regime político que interprete nossas realidades, e governos que caminhem com suas próprias pernas, vale dizer, soberanos e independentes. Rumo a essa realidade caminhamos já. Por isso, em cada país esse processo, do qual vocês fazem parte, está avançando.

É um desafio lutar pela Reforma Agrária porque enfrentamos interesses muito poderosos que têm por base o Neoliberalismo e o agronegócio baseado no latifúndio que enxotam camponeses e indígenas. É uma luta que custa sacrifícios, dor, sangue e morte. Vocês sabem disso muito bem. Felizmente, a resistência popular é uma expressão política e leva em si o germe da Vitória!

Uma das razões principais de nossa luta revolucionária na Colômbia é a Reforma Agrária de verdade, que os governos liberais e conservadores das oligarquias não fazem porque defendem os interesses dos grandes latifundiários e pecuaristas, que também são narcotraficantes, financiadores e instigadores das quadrilhas dos paramilitares ao serviço do Terrorismo de Estado. No caso colombiano, é impossível uma autêntica Reforma Agrária, sem antes conquistar o poder político para o povo. Estamos convencidos da plena vigência da combinação de todas as formas de luta de massas pela Nova Colômbia, a Pátria Grande e o Socialismo, como foi definido há poucos meses pela nossa Nona Conferência Nacional.

Desejamos-lhes muitos êxitos, amor imperecível à Mãe Terra e vontade inesgotável de lutar pela Justiça Social e a Soberania Popular.

Contra o Imperialismo... pela Pátria!

Contra a Oligarquia... pelo Povo!

Somos FARC, Exército do Povo.

COMISSÃO INTERNACIONAL

MONTANHAS DA COLÔMBIA, JUNHO DE 2007.